Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Alerta

Tecnologia de controle à Spodoptera está perdendo eficácia em lavouras de algodão de MT

16 Mai 2014 - 14:27

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Tecnologia de controle à Spodoptera está perdendo eficácia em lavouras de algodão de MT
A tecnologia de controle ao ataque de lagartas Spodoptera está perdendo a eficácia em lavouras de algodão de Mato Grosso e, nesta safra 2013/2014, a praga tem sido uma preocupação para os cotonicultores.

De acordo com Álvaro Salles, diretor executivo do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), a Spodoptera está causando dor de cabeça ao produtor devido ao aumento de insetos resistentes ao evento Cry1F, que no milho tem o nome de Herculéx e no algodão Wide Strike (WS).

Leia também:
Venda da carne suína aumenta no mês da Copa do Mundo, expectativa de maior consumo anima setor
Mato Grosso é vice-líder com 17,6% dos embarques no primeiro quadrimestre

“Esta é uma tecnologia muito boa, mas estamos perdendo”, lamenta. O fato traz à tona a discussão sobre o comportamento do produtor brasileiro em relação ao cumprimento do manejo adequado para promover a durabilidade das tecnologias.

Para Salles, os produtores precisam ter muito cuidado e seguir todas as orientações sobre manejo e criação de áreas de refúgio, caso contrário, será perdida uma tecnologia atrás da outra.

Ele ressalta que o clima de Mato Grosso é ainda mais propício ao desenvolvimento de pragas, o que deve ser levado em conta como mais um motivo para reforçar os cuidados e se preocupar em adotar o manejo ideal.

O diretor do IMAmt também comenta que na Austrália, grande produtora de algodão, o controle químico de pragas é raramente utilizado e as tecnologias de resistência têm durabilidade, pois os cotonicultores seguem à risca a criação de áreas de refúgio e o manejo adequado para dar longevidade aos eventos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet