Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Opinião

Os flamboaiãs da Avenida Getúlio Vargas

Quem de nós com mais de 50 anos não se lembra dos floridos flamboaiãs que enfeitaram as ruas e praças de nossa cidade até os anos 70, especialmente a Avenida Getúlio Vargas.

Pois é, fizeram parte do belo passado da antiga e saudosa Cidade Verde, como era conhecida a Cuiabá da nossa infância e juventude.

Quando da decisão de removê-las não deve ter sido difícil encontrar argumentos que justificassem a necessidade do procedimento considerando, principalmente, as características aéreas de suas fortes e superficiais raízes, além de outras razões que culminaram por promover aquela radical decisão.

Acreditem, mas também deve ter contribuído para isso a singular beleza da abundante produção de flores e sementes que na visão de alguns da época sujavam em demasia as calçadas e a via. Faltou, e muito, o necessário espírito preservacionista em relação à extinção daquelas maravilhosas árvores em especial.

Pelo que se sabe, nem ao menos houve preocupação em produzir mudas com suas sementes para que fossem plantadas em local adequado e mantidos vivos os acalorados tons vermelho-alaranjados que resplandeciam durante suas floradas nas primaveras daqueles tempos, quando a velha avenida ficava ainda mais cativante, motivo pelo qual foram eternizadas pelas lentes do fotografo Pierre Marret. 


Marcelo Augusto Portocarrero é Engeleheiro/Civil pela UFMT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet