Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Opinião

Da série Cuidados Paliativos: vivendo com vontade de viver

Autor: Dra. Manoela Regina Alves Corrêa Barros

07 Out 2022 - 08:00

No dia 08 de outubro é o Dia Mundial de Cuidados Paliativos e tirei um tempinho para falar com vocês sobre esse tema tão importante. O termo “cuidados paliativos” é derivado da palavra paliar, que significa aliviar, atenuar e proteger. De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), paliar alguém é “uma forma de cuidado, tendo como objetivo amenizar a dor e o sofrimento”.

Esses cuidados são realizados quando o tratamento curativo deixa de fazer o efeito esperado de cura ou redução do tumor. O objetivo é proporcionar todo o amparo a este paciente, atuando para minimizar as prováveis dores que possam ocorrer, tratar outras doenças paralelas que possam surgir e manter a avaliação cuidadosa e minuciosa do paciente, observando-o integralmente, sejam os sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Recentemente comecei a atuar na Oncologia Adulta do Hospital de Câncer de Mato Grosso nos segmentos oncológicos e cuidados paliativos, além do atendimento particular que presto à sociedade cuiabana e mato-grossense. Percebi que os cuidados paliativos (CP) nos pacientes oncológicos são, na verdade, o início de uma nova vida! Trabalhar com CP mudou ainda mais a minha visão sobre o que realmente importa.

Os pacientes paliativos, ainda mais que os demais, necessitam de um olhar humano, com muita empatia e sinceridade, pois muitas vezes o tempo é tão efêmero que impede um reencontro. Mas não é só tristeza, temos muitas histórias gostosas para contar sobre aquele paciente que conseguiu acompanhar o nascimento do neto, o aniversário da filha e o casamento. Tem aquele paciente que está em acompanhamento há mais de cinco anos e que toda vez que sai da consulta vai comemorar com a família! Enfim, são muitas histórias lindas que dão mais vontade de viver.

Trabalhar com cuidados paliativos é justamente o contrário, é dar mais vida a vida que as pessoas têm. Aos pacientes que estão neste processo, eu tenho um recado: siga as orientações do médico, ele é seu amigo, curta a vida, tenha fé e esteja ao lado das pessoas que ama. Para aquelas pessoas que não estão nesse processo, desejo o mesmo. Viva a vida enquanto respiramos!


Dra. Manoela Regina Alves Corrêa Barros é Radio-Oncologista formada no Instituto Nacional de Câncer (Inca), atua no Hospital de Câncer de Mato Grosso, Santa Casa de Cuiabá e Tez Estética Avançada.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet