Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

Enfim, fim do processo eleitoral...

Existem muitos eleitores, Brasil afora, que está dando graças a Deus pelo termino deste tenso pleito eleitoral. Foi cansativo. A intolerância e a ânsia da sociedade pelo término do segundo turno e o resultado das eleições colocaram a sociedade ao extremo do estresse. O clima é de revoltas sem justificativas considerdas democráticas.

Enquanto as campanhas eleitorais caminhavam para um duelo crítico, embora ordeiro, o Tribunal Superior eleitoral (TSE) mostrou capacidade suficiente para manter o bom desempenho do movimento politico/social em pauta. A ênfase fotografada durante todo o seu trajeto indicava cuidados e muita cautela, pois numa eleição polarizada e, da maneira como foi tramada, entendia-se que alguma coisa estranha ou anormal iria, ou poderia acontecer. Mas nada disso aconteceu. É pois honroso parabenizar os organizadores e todos os que trabalharam para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. Saravá!

Pois bem, nem tudo está no seu devido lugar. A sociedade se mantem polarizada. O clima, ao contrário do que se esperava, agravou. Revoltas e manifestações se espalharam de norte a sul. Essas atitudes, entretanto, podem ser consideradas desnecessárias, inoportunas e indevidas. Esperar por uma administração viável, compatível com os interesses sociais, mantendo compromissos de campanha é o que interessa. A sociedade como um todo, precisa de paz, de crença, de otimismo e, ao mesmo tempo, considerar que um novo dia há de surgir com o sol brilhando para todos. A bandeira ressalta a força de um povo unido, patriota, seja ele negro, branco, mulato, pardo ou loiro.

A ideia de que o Brasil vai virar uma Venezuela, é inóspita e inviável, sem a mínima condição de ser. Somos e seremos sempre, uma Democracia. Para o bem deste país, o trabalho, o respeito á Constituição e o amor pela Pátria, vão fazer com que o Brasil se mantenha vivo, altaneiro, valorizado e respeitado como sempre foi e haverá de continuar a ser sempre. Ressalto, entretanto, que o sistema politico brasileiro é Democrático e que cabe a nós, brasileiros, honrar a constituição, respeitá-la acima de tudo. Caso contrário, o Brasil passará a ser um país com outras características que não sejam democráticas. Melhor nem pensar nesta hipótese.


Gilson Nunes é jornalista
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet