Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Opinião

Indústria tem avançado na preocupação ambiental

Há décadas que se discute o que fazer para que a sociedade humana não agrida a nossa casa maior, que é o planeta, e um dos pilares dessa discussão envolve a produção industrial, tão importante para o nosso bem-estar, mas que, de alguma forma, impacta o meio ambiente. Dentro desse contexto, é que nos últimos anos a indústria nacional avançou muito, se adequando a regras que foram sendo instituídas e buscando alcançar o alto padrão de uma gestão ambiental.

Neste contexto é que a empresa cuiabana Plastibras, com 20 anos de história, completos em abril deste ano, tem experimentado avanços muito importantes, com destaque internacional, produzindo, de forma sustentável, tubulações com embalagens de defensivos agrícolas devolvidas pelo agro. E, sendo assim, nessa Semana do Meio Ambiente é importante destacarmos boas experiências para que sirvam de inspiração e por que não dizer de exemplo.

Por mês, são 448 mil bombonas recicladas, 1.800 m3 de água tratados, usando 100% da energia proveniente de fontes renováveis e insumos compostos de materiais reciclados. São 500 toneladas por ano de resíduos comuns destinados de forma correta. 

O resultado disso é a entrega de tubulações de excelência usadas para passagem de cabos elétricos e drenagem de águas, essenciais em grandes obras da construção civil e às centrais elétricas. E a mitigação de danos ambientais no processo produtivo.

Nosso Environmental se estrutura na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas e em ações sustentáveis. A destinação correta de resíduos, reuso de água no processo produtivo, plantio simbólico de árvores, distribuição de mudas de plantas, distribuição de sementes, oficinas de reciclagem, neutralização de carbono e adequação para obtenção do ISO 14001.

A reciclagem está no nosso cerne e meio ambiente é nossa missão.

No social, atuamos para melhorar a qualidade de vida das famílias dos nossos funcionários e o entorno da empresa.

Junto com múltiplos profissionais, fazemos levantamentos e avaliação de cenários, fortalecendo os pilares ESG - meio ambiente, social e governança.

O esforço de sustentabilidade da Plastibras de auxiliar o planeta na transformação verde foi reconhecido na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada em novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia. Entre diversas empresas brasileiras, a Plastibras representou o Brasil no evento mundial.

Para vermos a mudança almejada, na verdade, todos temos que nos envolver nessa transformação de comportamento, governos, empresas e consumidores. Não é uma tarefa fácil, exige quebra de paradigmas e muita disposição, sendo que, parte dessa coragem para mudar, advém do conhecimento. É por isso que as empresas devem capacitar frequentemente seus colaboradores, sensibilizá-los.

O mundo que queremos, com acesso aos produtos de conforto e utilidade diária e respeito ambiental, portanto, depende de todos, e a indústria despertou para isso.


Adilson Valera Ruiz é o diretor Executivo da empresa cuiabana Plastibras
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet