Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Opinião

Precisamos falar sobre Temitope Balogun Joshua

A República Federal da Nigéria, na África Ocidental, é considerada um dos países mais populosos daquele continente, compondo-se por uma diversidade étnica, cultural e de tradições milenares. É desta diversidade que as religiões se dividem, tendo no cristianismo, islamismo, nas religiões protestantes e nas religiões nativas o campo de disputa de fiéis e seguidores. A Sinagoga, Igreja de todas as Nações (SCOAN) é uma das que estão neste páreo, com promessas de cura pela fé e por milagres, fundada e liderada por décadas pelo pastor Temitope Balogun Joshua (1963-2021). T. Joshua, como passou a ser chamado, foi um homem de narrativas controvérsias, pregava que sua mãe o esperou em seu ventre por quinze meses! Durante a juventude viveu de bicos, de mascates e trabalhos de subsistência, era chamado de Pastorinho, como próprio apelido propõem, anos mais tarde se tornou pastor.
 
Pregava com entusiasmo, e foi justamente essa eloquência que o fez alcançar o sucesso, seus cultos eram vinculados em emissora de televisão e canal de transmissão na internet -  a Emmanuel TV.  Milhões de pessoas em todo o mundo assistiam seus louvores, repreensões, milagres e curas. Os dados sobre as visitações são imprecisos, a estimativa é de que quase 50 mil fiéis por semana assistam os cultos presenciais (este dado é do site oficial da SCOAN). O que também é impreciso é a cronologia histórica da Igreja, como a data de fundação, por exemplo.
 
O turismo religioso é o cartão de postal da SCOAN, para visitar a Igreja é necessário agendamento e confirmação por e-mail ou telefone, isso porque a Igreja possui dependências que funcionam como hotel, com quartos e/ou alojamentos. É também de propriedade da SCOAN, um resort da fé, conhecido como Monte de Oração, na descrição do site o resort convida a uma experiência única: com ilhas, canais, cabanas de oração, estátuas bíblicas. Se o visitante optar por hospedar-se neste resort, poderá ter acesso durante 7 dias aos cultos e pregações, e testemunhar com seus próprios olhos as benfeitorias realizadas pelas orações de cura. (Ambos resort e hotel estão localizados na cidade de Lagos, onde fica a sede da SCOAN). Um detalhe importante, somente são aceitos pagamentos em euro, dólar americano e libra esterlina. A moeda oficial da Nigéria é a Naira:  1 euro é igual a 503,66 nairas. Tirem suas próprias conclusões a respeito do enriquecimento de T. Joshua e sua cúpula.
 
Dado o histórico da SCOAN, fundada por Temitope Balogun Joshua, o missionário de Deus, como ele mesmo se intitulou em vida, e sua ascensão como líder de uma das igrejas mais populares do continente africano, o que ocorria nos bastidores era assustador,  T.B.Joshua, é acusado de violência sexual e psicológica em massa, inclusive umas das denunciantes é sua própria filha. Seu relato foi publicado na BBC News Brasil, ela retrata os horrores praticados pelo pastor de uma das maiores igrejas do mundo, segundo Ajoke, dentro da Igreja havia uma ala para discípulos de T.B.Joshua, os discípulos, homens e mulheres de todo o mundo sofriam lavagem cerebral e trabalhavam para servir principalmente T.B.Joshua.
 
Tudo era controlado, as horas de sono, o banho, a alimentação que era autorizado pelo próprio pastor, aqueles que desrespeitassem as regras passavam por espancamentos com correntes e cintos. Além da violência física, a violência emocional era constante:  humilhações, gritos e xingamentos ecoavam na labiríntica ala dos discípulos. Segundo as vítimas dos abusos sexuais, que também deram seus depoimentos em entrevista à BBC, o pastor utilizava de seu poder de convencimento para as práticas não consentidas.
 
Joshua faleceu em 2021, as acusações vieram à tona um pouco antes de sua morte, porém foi abafada pela Igreja e pelos governantes que veem nas denúncias impacto na economia voltada para o turismo religiosos. Notas oficiais foram divulgadas justificando que eram injúrias de discípulos descontentes com as normas vigentes dentro da SCOAN. As práticas violentas do pastor são absurdas, ao confiar a fé e a espiritualidade a um líder, indivíduos se veem traídos de forma desumana tendo seus corpos e mentes flagelados pela violência física e emocional.
 
Falar sobre T.Joshua, é alertar sobre condutas de diversos líderes carismáticos que envolvem seguidores e fiéis em discursos de salvação, de cura e libertação. É sobretudo, estarmos atentos em nossos ciclos de relacionamentos aos nossos entes e amigos que demonstram comportamentos religiosos radicais, que possam estar vivendo lavagem cerebral, que buscam na fé, acalento e encontram abusadores. Falar de Joshua, é acender o alerta sobre o outro!

Lidiane Álvares Mendes é doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea/ UFMT. Bolsista CAPES. Autora do livro: Na esteira da loucura: Colônia de Alienados Eduardo Ribeiro – Manaus/AM
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet