Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Opinião

Mulher sinônimo de força em todos os setores

O "Dia Internacional da Mulher" foi instituído há 37 anos, sem dúvida é uma data especial, não só pelo seu marco histórico em função das dezenas de operárias que morreram na fábrica norte- americana, mas pelas conquistas alcançadas ao longo dos anos.

Esta data vem no anseio de ampliar as estatísticas positivas de políticas publicas voltadas as mulheres, além focar e conquistar aquilo que ainda está em falta. Ressalto a importância de serem realizadas, em especial nesta data, conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.

Esta agenda é definitivamente necessária, pois a classe feminina ainda sofre, em muitos casos, com salários baixos, violência, desvantagens na carreira profissional, entre outros problemas.

Mesmo em situações como as elencadas acima, o cenário vem mudando, conforme aponta pesquisa feita em 2011 pelo Instituto Datafolha, há um número maior de mulheres em cargos de gerência, supervisão e executivas de forma geral e segundo apontamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existe hoje um panorama mais motivador: elas representam cerca 45% da população economicamente ativa e são responsáveis por 38% dos domicílios do País, no ano 2000 constituíam apenas 25%.

Neste sentido de avanço, de novos tempos e novos ideais, quero lembrar ainda de outra data, 24 de fevereiro de 1932. Foi neste dia e ano que foi instituído o voto feminino, ou seja, garantia do direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Fazermos à provocação e mostrar nosso total incentivo a inserção da mulher neste cenário, é papel da sociedade, para que elas mostrem que competência no trabalho também é um grande marco feminino, destacando assim a força da mulher em perceber e apontar os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los.

A mulher na política fortalece o crescimento do espaço feminino em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos, portanto, vamos juntos superar o grande desafio que é mostrar que apesar de frágil, você mulher é ainda forte, ousada e firme na tomada de decisões e em tudo aquilo que se propõe fazer.

Fernando Assunção, vereador (PSDB) e segundo Secretário da Câmara de Sinop.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet