Olhar Direto

Sábado, 25 de maio de 2024

Opinião

Ser diabético

Receber o diagnóstico de diabetes Mellitus tipo I ou II, é encarado por muitos como uma doença fatídica e limitante ou incapacitante de muitas atividades do cotidiano. Assim como em um jogo de xadrez, o diagnóstico parece nos colocar em um centro de xeque-mate, encurralando e restringindo-nos de várias possibilidades que estão presente em nosso dia a dia, desde uma simples alimentação aos componentes mais variados possíveis.

Porém, na realidade o que falta nesse jogo todo, é a mudança de perspectiva para avaliarmos um melhor prognostico para nossa diabetes.

Ser diabético nunca foi e nunca será fator de exclusão, retaliação ou privar a sua vida das coisas que mais gostamos e sentimos prazer em fazê-las. Na realidade, para que esse sentimento de liberdade vivenciado permaneça em nossas vidas é importante ter em nossa rotina um pouco mais de conhecimento e informação sobre “o que é ser diabético e como adequar pequenas mudanças para uma melhor qualidade de vida, em meio a tantas novidades no mercado ”.

Nessa intenção ressurge  em Mato Grosso a primeira associação voltada para diabéticos e familiares, que visa esclarecer, apoiar e compartilhar experiências para essa população que aumenta de forma vertiginosa no mundo inteiro.

A AMPED prestará um trabalho filantrópico apoiada pelos seus parceiros e membros, com o único intuito de ajudar e principalmente informar diabéticos e familiares, que a diabetes não é um xeque mate, uma sentença de morte ou de sequelas em nossas vidas, muito menos a condenação de uma vida de restrições, isenta de bem-estar e prazeres do cotidiano.

De fato, são pequenas peças, neste tabuleiro, igualmente importantes que precisam ser observadas. E para esclarecer a melhor estratégia quando se trata da diabetes é perseguir o controle desejável por meio do acompanhamento médico e, principalmente, autodisciplina nos cuidados para alcançar a qualidade de vida e bem estar necessário. Não podemos ter medo de enfrentar as duvidas que surgem em nossa mente diariamente. O silêncio e o isolamento não ajudam. A busca de informação fará toda diferença em nossa vida.
A diabetes não rouba  nossa alegria de viver. Isso só acontece se você não se cuidar.
 
Thiago Ribeiro Nunes Domingues é  acadêmico de Medicina
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet