Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Opinião

Causa e efeito!

Felizmente, vivemos em um país democrático, por conseguinte, temos garantido um dos direitos constitucionais imprescindíveis à nossas vidas. O papel do direito fundamental à liberdade de imprensa; através da qual, externamos nossos pensamentos e sentimentos, acerca de temas que reputamos ser de extrema necessidade e importância para   coletividade. Existe um ditado popular "é melhor ouvir besteiras, do que ser surdo" estou usando essa frase de efeito, para dirigir-me a um tema que tem sido recorrente em nossa imprensa escrita, pessoas que tentam de alguma forma, fazer uma oposição raivosa e pessoal, isso não é bom, pois acabam na verdade maculando pessoas que em momento algum, tiveram culpa ou foram os reais responsáveis pelo processo de endividamento e engessamento do  Estado.

Tenho lido colocações infundadas e levianas, ditas por pessoas que pelo simples fato de ter prerrogativa de  foro privilegiado, se sinta no direito de atacar um Governo que pode não ser perfeito, porém está no poder, há apenas dois anos.

O mesmo vem tentado a duras penas, garantir  a manutenção da Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que norteia a administração pública, sem a qual, o gestor público poderá ter seus direitos constitucionais impedidos, quando este limite for ultrapassado.

Infelizmente, quando alguns temas pontuais são abordados, temos sim, que olhar no retrovisor, para que possamos  entender o que nos levou a esse estado de calamidade pública, para que possamos ter a real visão dos fatos, principalmente quando se trata de assuntos relativos à administração pública.

Uma pergunta recorrente tem sido dirigida a todos; como um Estado rico como o nosso, pode  estar passando por dificuldades financeiras? Tendo em vista, nossas riquezas e pujanças naturais.

Muitos Estados brasileiros vivem esse mesmo dilema, ou seja, são ricos, porém endividados, destes, dois se destacam, Mato Grosso e Rio de Janeiro, que passaram por um longo processo de espoliação e roubo, muito parecido.

Tanto é verdade, que seus antigos gestores estão presos, do nosso Estado Silval Barbosa (PMDB) e companhia estão no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) e companhia, estão no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu; coincidência ou não, ambos são do mesmo partido.

Ser estilingue é fácil, agora temos que entender que muito do que vivemos hoje, infelizmente, é culpa de gestores passados, que se preocuparam mais em roubar, do  que propriamente administrar o Estado para todos.

Vou mais além, alguém para atirar pedra, ou apontar dedo em riste para uma administração qualquer; essa pessoa tem que ter caráter ilibado, assim como seus pares e afins.

Pare o mundo, quero descer!

*Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet