Olhar Conceito

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Música

roda de choro

Orquestra Cuiabana de Choro se apresenta neste domingo e integra programação de '100em1dia'

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Orquestra Cuiabana de Choro se apresenta neste domingo e integra programação de '100em1dia'
A Orquestra Cuiabana de Choro se apresenta neste domingo (3), às 15 horas, na Casa Cuiabana. Com uma roda de choro, eles integram a programação do 100em1 dia, festival urbano que nasceu na Colômbia e promove centenas de ações a serem desenvolvidas em diferentes lugares da cidade, marcadas pela pluralidade artística.


Leia mais:
Banda cuiabana 'Lopes' grava seu primeiro DVD no Cavernas Bar e se prepara para carreira internacional

A apresentação marca, também a abertura da Temporada 2016 da Orquestra, que neste ano traz novas composições e vai gravar o primeiro disco, e uma ação de propagação do gênero musical.

Eduardo Fiorussi, um dos idealizadores da Orquestra, afirma que o grupo tem exercitado o contato com o público em espaços alternativos já há algum tempo, como a Feira do Porto, por exemplo, em que realizou rodas de choro aos domingos de manhã no ano passado:

“Esse tipo de ação na cidade já faz parte das atividades da Orquestra, como projeto de extensão universitária, principalmente por meio das rodas de choro em locais públicos, gratuitas e com a possibilidade de participação de músicos que não integram o grupo. A ideia é vivenciar a cultura musical brasileira de uma forma diferente do que em teatros, bares e casas de shows, por exemplo”, explica.

Com isso, o grupo desenvolve o papel de formação de plateia do gênero que entrelaça o erudito e o popular: “Podemos notar que além das atividades do grupo, o choro tem integrado o repertório dos músicos que a compõe, em outras formações musicais que estão envolvidos. As ações de certa forma têm incentivado também outros grupos da cidade a renovarem seus repertórios e campos de atuação. Nossa intenção é que sejam ampliados os espaços dedicados ao gênero e à música instrumental brasileira. A formação de público é fundamental”.

Inclusive, uma das atividades do grupo consiste em pesquisar o repertório consolidado e também reinventá-lo com novos arranjos e composições. Até agora, são 15 novas peças compostas pelo grupo.

Depois da apresentação deste domingo, no dia 5 de abril o grupo viaja a Rondonópolis e se apresenta no Sesc da cidade. No dia 22, eles celebram o Dia Nacional do Choro no Teatro Zulmira Canavarros e depois seguem para Primavera do Leste e Sinop.

Violões

Também como parte do projeto 100em1 dia, o Grupo de Violões da UFMT se apresenta neste domingo (3) no Hospital Julio Muller, às 15h30. Serão 45 minutos de música instrumental. Obras de Bach, Villa-Lobos, Guerra-Peixe, além de gêneros populares como Beatles, tango, flamenco e Cateretê.

Serviço

Roda de Choro

Dia 3 de abril, às 15 horas, na Casa Cuiabana
Avenida General Valle, 181
Entrada gratuita

Grupo de Violões da UFMT

Hospital Julio Muller
Dia 3 de abril, às 15h30

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet