Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

cardiologia

Cardiologista questiona: O que você faz pela saúde do próximo?

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cardiologista questiona: O que você faz pela saúde do próximo?
Seu João de 85 anos vem a consulta com cardiologista para avaliação de rotina. Sua última consulta foi há dois anos. Checo os remédios e vejo que ele usa irregularmente e não sabe qual são os remédios de rotina. Sua pressão arterial está alterada e ele não se sente bem.

Leia também:
10 dicas essenciais para você controlar mais e melhor sua pressão arterial (não ignore a 8!)

Este caso mostra que pessoas idosas precisam de ajuda constante de seus familiares para o controle do uso dos remédios e acompanhamento nas consultas médicas, além de maior regularidades nas consultas.

Ajudar o próximo ou até mesmo algum familiar nos faz refletir sobre a nossa saúde e como cuidamos dela. Se fumamos podemos prejudicar a saúde do próximo e até mesmo incentivar o tabagismo em algum familiar. A dieta em casa é algo que mais fazemos de errado o consumo de grande quantidade de carboidratos ou oferecer doces e alimentos industrializados para crianças são exemplos ruins que não devem se repetir.

Você já chegou ao fim do dia com a sensação de cansaço extremo, mesmo sem ter tido um dia cheio de tarefas? Ou então se sente plenamente satisfeito sem, aparentemente, ter motivos específicos? Parar para analisar minuciosamente o que nos faz bem não é um hábito comum entre as pessoas. Com toda essa maratona diária, acaba-se vivendo um dia após o outro sem se atentar às atividades, pessoas e hábitos que influenciam diretamente na nossa saúde, prazer e criatividade.

Muitas vezes na vida, cobramos amigos e familiares pela atenção ou carinho que deixam de nos dar ou ainda por presentes que nunca chegaram. Porém, quanto tempo temos dedicado a eles? Quanto estamos dando e quanto esperamos receber? À solidariedade e a mais pura expressão de amor e gratidão para o próximo, ajuda a nos fortalecer e pelo sentimento despertado e nos faz melhorar nossa saúde. Algumas dicas que recomendo:
 
1 – Faça doações a uma instituição de caridade


Esta é uma das maneiras mais fáceis de ajudar o próximo. Você pode doar para instituições que ajudam quem tem algum tipo de doença, pessoas carentes, animais abandonados, entre tantos outros tipos de instituições.
 
2 – Doe sangue e seja doador de órgãos


Doar sangue pode salvar a vida de muitas pessoas e ser autorizar a doação dos seus órgãos também pode dar vida a quem já não tinha mais esperanças.
 
3 – Faça voluntariado

Você pode trabalhar em projetos de voluntariado ajudando a preparar refeições, ensinar algo que sabe, ajudar a cuidar de quem precisa, entre muitas outras formas de ser solidário. O trabalho voluntário é muito recompensador e certamente é uma excelente maneira de dar apoio a quem precisa.
 
4 – Doe objetos, roupas e alimentos

Roupas e objetos (em bom estado) que você não use mais podem ser doadas para instituições de caridade ou para alguém que você conhece e sabe que precisa.
 
5 – Faça um aniversário solidário

Em vez de dar uma festa e receber presentes para você, por que não angariar fundos para doações ou ainda pedir que os convidados tragam alimentos para serem doados?
 
6 – Visite doentes e idosos

Fazer visitas a doentes e idosos pode deixa-los muito contentes. Pessoas que estão enfrentando um momento de doença ou uma velhice sofrida merecem apoio e carinho e nem sempre recebem isso de suas famílias.

7 – Prefira produtos que ajudam instituições de caridade ou beneficiem comunidades carentes

Ao fazer compras, você pode comprar produtos de empresas que também são solidárias e ajudam alguma instituição. Você pode investir também em produtos de cooperativas e de empresas que colaborem com comunidades carentes.
 
8 – Adote


Adotar é uma das maneiras mais nobres de ajudar quem precisa. Mesmo sendo um processo muito complicado e demorado, adotar é um gesto muito significativo de amor ao próximo – amor gratuito à alguém que foi abandonado ou teve o infortúnio de perder a família.
 
Em 2019 estará em atividade a ONG Coração em dia que criei com a esperança de ajudar o próximo. A sua missão será o de propagar a saúde do coração e doar desfibriladores automáticos para instituições públicas e equipamentos, se houver recursos gostaria de ajudar pessoas carentes na compra de medicamentos caros até mesmo tratamentos. O livro coração em dia escrito por mim também ajudará no financiamento desta empreitada. Tudo pela ajuda ao próximo (link: http://www.gruponovoseculo.com.br/corac-o-em-dia-identifique-seus-fatores-de-risco-cardiaco-e-tenha-um-estilo-de-vida-saudavel.html).

Esse é minha missão: salvar vidas e ajudar e manter saudável o coração do próximo.
Você já fez sua ajuda a saúde do próximo? Ainda dá tempo. Tenha um ótimo 2019! Cheio de saúde e esperança.
 
ONG Coração em dia:
 


*Dr. Juliano é cardiologista intervencionista  da Santa Casa de Cuiabá (RQE- 2724) e atende na Clinmed (Coração em dia) Rua Jaques Brunini – Jd. Europa 36343888/999142255; no IOCI – Jardim Italia – 30277000; no Hospital de Olhos e Espaço Piu Vita - 3056-7800.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet