Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Dr. Juliano Slhessarenko

Quando você foi na última consulta com um cardiologista?

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Quando você foi na última consulta com um cardiologista?
Um cardiologista é um médico que cuida de doenças relacionadas ao coração. Eles são especializados no tratamento de problemas cardíacos e doenças, bem como em ajudar os pacientes a controlar seus problemas cardíacos tanto quanto possível. Um cardiologista tratará todos os sintomas de doenças cardíacas que você tiver e diagnosticará todas as condições possíveis.
 
O que um cardiologista faz?

Seu médico do coração ou cardiologista ajuda a prevenir doenças cardíacas por meio de exames. Eles tratam os sintomas de problemas cardíacos ou doenças cardíacas.  Essas doenças podem incluir:
 
  1. ataques cardíacos, quando o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado;
  2. doença cardíaca (ou doença arterial coronariana), quando os vasos sanguíneos que levam nutrientes ao coração são bloqueados;
  3. insuficiência cardíaca, quando seu coração não consegue bombear o sangue corretamente; ritmos cardíacos (ou arritmias), quando seu coração bate muito rápido, muito lento ou irregularmente;  e
  4. problemas de válvula, quando seu coração não abre ou fecha corretamente.
 
10 RAZÕES QUE VOCÊ PODE QUERER VER UM CARDIOLOGISTA
 
A maioria dos pacientes pensa em consultar um médico quando não se sente bem, mas pode adiar, ou pode esperar por um exame físico anual com seu médico de família para fazer perguntas sobre quaisquer dores físicas ou sintomas. Mas quão graves devem ser os sintomas antes de você consultar um cardiologista?  Como saber se alguém que você ama deve consultar um cardiologista?
 
1. Recomendação do médico
 
Se o seu médico de família recomendar que você consulte um cardiologista, faça-o.  Não adie. Você vai se arrepender.
 
2. Dor no Coração
 
Isso é praticamente um dado adquirido. Você pode ver uma lista completa dos sintomas de doenças cardíacas abaixo. Se você tiver alguma dúvida sobre se está ou não experimentando um sintoma, faça uma verificação.
 
3. História da Família
 
Se alguém em sua família tem ou já teve problemas cardíacos, você deve estar ciente dos sintomas de doenças cardíacas e considerar falar com um cardiologista sobre eles.
 
4. Colesterol total alto
 
O colesterol total é a soma de todo o colesterol no sangue. Quanto mais alto o colesterol total, maior o risco de doença cardíaca (nível de colesterol de 200 mg / dL ou superior).

5. Pressão alta
 
Você tem pressão alta ou um número sistólico alto. O número sistólico na leitura da pressão arterial é o primeiro número. (Por exemplo, se sua leitura for 120/80 (120 sobre 80), sua pressão arterial sistólica é 120.) Aprenda a monitorar sua pressão arterial.
 
6. É ou era fumante
 
Fumar é um grande fator de risco para doenças cardíacas. Ele reduz o fluxo de oxigênio para o coração e aumenta a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a coagulação do sangue, além de danificar as células que revestem as artérias.
 
7. Diabético
 
Infelizmente, o diabetes pode contribuir para doenças cardíacas.  Se você tiver sintomas de problemas cardíacos e for diabético, deve consultar um cardiologista.
 
8. Gravidez difícil, pré-eclâmpsia
 
A pré-eclâmpsia costuma ser um fator de risco oculto para doenças cardíacas.  As duas ocasiões em que uma mulher tem maior probabilidade de desenvolver doenças cardíacas é durante a gravidez ou pós-menopausa.
 
9. Iniciando um novo programa de exercícios
 
Você tem mais de 40 anos e está iniciando um novo programa de exercícios. Você pode já estar trabalhando com um médico para ser mais ativo, mas um cardiologista pode verificar a saúde do seu coração e recomendar exercícios que sejam bons para o seu coração.
 
10. Doença gengival
 
Acredite ou não, a doença gengival pode acontecer quando o corpo está inflamado.  Pacientes com gengivas inchadas geralmente apresentam doenças cardíacas.
 
SINTOMAS DE DOENÇA CARDÍACA
 
Muitos de nós estão familiarizados com os sintomas de doenças cardíacas, como ataque cardíaco ou derrame. Existem também outros sintomas de doença cardíaca, no entanto, deve estar ciente:
 
  • Pressão intensa, aperto, dor ou desconforto no peito
  • Dor ou desconforto que se espalha para os ombros, pescoço, braços ou mandíbula
  • Dor no peito que se torna mais intensa
  • Dor no peito que não é aliviada pelo repouso
  • Dor no peito combinada com os seguintes sintomas:
  • Suor, pele fria e úmida e / ou palidez
  • Falta de ar
  • Náusea ou vômito
  • Tontura ou desmaio
  • Fraqueza inexplicável ou fadiga
  • Pulso rápido ou irregular
  • Dor na mandíbula, pescoço, parte superior das costas e / ou tórax
  • Rouquidão devido à pressão nas cordas vocais
  • Dificuldade em engolir
  • Palpitações cardíacas
  • Ansiedade
  • Pressão sanguínea baixa

Se você tiver algum dos sintomas listados acima ou se seu médico de atenção primária recomendar que você consulte um cardiologista, faça-o!  Seu coração é o músculo mais importante do seu corpo, então cuide bem dele.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo todo, correspondendo a 31% dos óbitos. Porém, a maior parte dessas doenças pode ser prevenida apenas com uma mudança nos hábitos de vida – e o cardiologista é o melhor profissional para orientar você nessa jornada.
 
Quando existe a presença de fatores de risco, é recomendável que os homens façam a primeira visita ao cardiologista aos 30 anos, enquanto as mulheres devem fazer isso aos 40. Na ausência deles, a consulta inicial pode ser aos 45 anos para os homens e aos 50 para as mulheres.
 
Caso haja sintomas característicos, é preciso procurar o médico o quanto antes, e se você já faz tratamento contínuo, deve seguir rigorosamente a agenda que seu médico faz, comparecendo aos retornos e consultas quando solicitado!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet