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Quarta-feira, 22 de maio de 2024

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Robôs educacionais são desenvolvidos para auxiliar ensino e aplicações inovadoras para o comércio

Foto: Assessoria

Robôs educacionais são desenvolvidos para auxiliar ensino e aplicações inovadoras para o comércio
Eles medem entre 9 e 14 centímetros, pesam cerca de 250 gramas, têm membros articulados e atendem pelos nomes de Otto Wheels e Otto Starter. Os robôs educacionais são fabricados utilizando a tecnologia de impressão 3D, em laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT). Eles foram desenvolvidos para auxiliar os alunos da instituição na programação para robótica e na amplificação de inovações e aplicações para o comércio.


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No Lab Microsoft do Senac-MT, em Cuiabá, são ofertados cursos de tecnologia com foco em processos de codificação, automação e construção de protótipos como, por exemplo, as formações em 'Desenvolvimento Web Back-End' e em 'Programação para Robótica'.

O diretor regional do Senac-MT, Carlos Rissato, salienta que a robótica educacional vem sendo incorporada por escolas de diversos países, partindo de problemas do cotidiano para mostrar o funcionamento de dispositivos tecnológicos. Com eles, extrapola-se as obrigatoriedades da grade curricular obrigatória e transforma o processo de aprendizagem.
  
Na impressora 3D instalada na unidade, sucessivas camadas de filamento plástico aquecido são sobrepostas, seguindo um modelo configurado previamente, até que sejam materializadas, em três dimensões, as peças expansíveis e modulares que formarão os robôs, que podem possuir rodinhas ou braços, pernas e pés capazes de se movimentarem.
 
Após a junção das peças impressas é feita a instalação dos circuitos elétricos e eletrônicos. A partir disso, os alunos são estimulados a colocarem os robôs para funcionar, criando códigos que enviem comandos para que os robôs executem determinadas tarefas, como evitar obstáculos, solucionar labirintos, criar sons e melodias emocionais.


   
O orientador pedagógico do Senac-MT, Paulo Costa, destacou as vantagens dos robôs educacionais nos processos de ensino e aprendizagem. Para ele, a montagem robótica desenvolve criatividade, habilidades manuais e de motor fino. A programação estimula o raciocínio lógico e a linguagem do método padronizado. Ainda, a colaboração é fundamental pois é necessário o trabalho em grupo, sempre com escuta, troca, respeito ao próximo e iniciativa. Tudo isso acompanha a interdisciplinaridade ao se adequar tecnologias aplicadas ao ensino.
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