O estado de Goiás é lindo! Com o Cerrado característico da região e um clima mais ameno que o de Mato Grosso, a culinária local nos reserva sabores fortes, marcantes e deliciosos.
Recentemente retornei a minha cidade natal, Santo Antonio da Barra, no sudoeste goiano e tive a oportunidade de rever (e degustar) vários pratos típicos da região.
A galinha caipira é unânime entre todos: com quiabo, galinha com pequi, e a galinha ao molho pardo, prato no qual o sangue da ave é usado no preparo do molho. O método de abate não é nada elegante, faz-se uma incisão no pescoço do animal e apara-se o sangue em uma panela, para ser usado mais tarde. Confesso que eu nunca fiz,mas minha mãe, Aparecida Perez, é expert na técnica. O resultado é um prato saboroso e inesquecível, de comer de joelhos.
Mas, retornando a Cuiabá resolvi fazer um prato que é sucesso nos grandes centros, o risoto. Na minha versão ganhou um toque goiano, "Risoto de moela caipira", outra iguaria muito apreciada por lá. Confira a receita clicando no link abaixo:
Leia coluna completa clicando aqui!