Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Falta de luz em estacionamentos da UnB deixa estudantes com medo

Estudantes da Universidade de Brasília se queixam da falta de iluminação nos estacionamentos do campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Postes dos estacionamento do Instituto Central de Ciências (ICC), o Minhocão, além dos Pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, não funcionam desde o início do semestre, dizem os alunos.

O coordenador de manutenção de instalações elétricas da prefeitura do campus, Rodrigo Engres, contesta a informação. Segundo ele, o problema aconteceu na última segunda feira (23), e já foi corrigido. Nesta teça-feira, porém, a reportagem do G1 verificou que parte da iluminação dos estacionamentos do ICC Norte e dos pavilhões.

"Temos várias equipes que fazem ronda nos estacionamentos, identificando os problemas para que possamos corrigi-los", disse Engres. De acordo com ele, nenhuma queixa foi registrada na prefeitura por falta de iluminação no campus.

A estudante de comuncação organizacional Larissa Matos disse sentir medo com a situação. "Eu procuro sempre ir para o estacionamento com um grupo de amigos ou pelo menos com algum homem."

De acordo com a estudante, o medo aumenta quando o caminho precisa ser percorrido sem companhia. "Quando eu não consigo, eu saio com minhas coisas todas guardadas na mochila, ando olhando de um lado para o outro, sempre vendo se tem alguma pessoa suspeita ou perto do meu carro. Quando paro no quebra-molas é que eu coloco o cinto, porque vai que alguém me pega nesse intervalo que eu estou saindo?"

Larissa diz que a ronda de segurança aumentou, mas que não faz diferença perante a falta de energia. "Apesar de ver mais carros de segurança passando pelo campus, não me sinto protegida."

Outro estudante, que não quis se identificar, relata que o problema acontece também perto da Faculdade de Tecnologia (FT). Ele vai para a UnB de ônibus e o caminho da parada até a faculdade é percorrido no escuro. "O estacionamento inteiro fica às escuras. Com esses ataques recentes, vira um convite para o desastre."

Ataques
No último dia 16, uma aluna e uma professora foram agredidas por um morador de rua. Por conta das agressões, as aulas foram temporariamente suspensas. A Polícia Civil conseguiu uma medida cautelar, imposta pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), proibindo o morador de rua de transitar pelo campus.

Nesta terça, ele foi preso novamente, por urinar e mostrar or órgãos genitais para estudantes na universidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet