Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Saúde básica

Diante de surto de Influenza, Mauro diz que UBS é responsabilidade das prefeituras: “Cada um no seu quadrado”

04 Jan 2022 - 07:00

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Diante de surto de Influenza, Mauro diz que UBS é responsabilidade das prefeituras: “Cada um no seu quadrado”
Diante do surto de gripe, causado pelo vírus Influenza, e vídeos mostrando lotações em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que a saúde básica é de responsabilidade dos municípios, e não do Governo do Estado.


Leia também:
MT vive ao mesmo tempo pandemia de Covid-19, colapso por Influenza e aumento de casos de dengue

“Unidade Básica de Saúde é uma responsabilidade das prefeituras. Cada um no seu quadrado”, declarou o governador. Segundo Mauro, o que compete ao Governo do Estado é a distribuição de vacinas para a gripe, e isso foi feito, inclusive com campanha para aumentar a cobertura de imunização.

“Vacina tem, vacina chega do Ministério, nós alocamos nas unidades, distribuímos vacinas, o governo fez uma campanha forte no ano passado para aumentar o índice de vacinação, alguns municípios desempenharam bem, outros não tão bem assim, mas o governo sempre que pode está incentivando para que os municípios cumpram esse papel de aumentar a cobertura vacinal, inclusive o ‘Imuniza MT’ neste ano tem em seu monitoramento não só duas vacinas, que era Covid e Influenza, mas o conjunto de 10 ou 12 vacinas que vamos estar incentivando e estimulando que os municípios façam a aplicação”, completou Mauro.

No último dia 28 de dezembro, o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que o estado de Mato Grosso vive, ao mesmo tempo, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) com a ameaça da chegada da ômicron, colapso da rede básica de saúde e das farmácias pela gripe (Influenza), inclusive com casos de H3N2, e aumento dos casos de dengue.

Em outubro, o Governo de Mato Grosso anunciou que premiaria os municípios que vacinaram mais de 90% da população contra a Covid-19 e 80% contra influenza. A premiação, somada em R$ 2 milhões, era a primeira do programa Imuniza Mais MT, iniciativa lançado em setembro para incentivar a imunização. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet