Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Política MT

APROVADA EM FEVEREIRO

Nininho cobra que lei prevendo repasse direto para filantrópicas seja sancionada

09 Mar 2023 - 08:10

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: JLSiqueira/ALMT

Nininho cobra que lei prevendo repasse direto para filantrópicas seja sancionada
O deputado Nininho (PSD) tem cobrado a Casa Civil para que o Poder Executivo sancione a lei aprovada na Assembleia Legislativa (ALMT) que prevê o repasse direto dos recursos referentes aos serviços de saúde prestados pelos hospitais filantrópicos. Atualmente, o pagamento é feito às prefeituras, que repassam para tais entidades. O trâmite acaba por gerar atrasos e prejudicar o atendimento à população.


Leia também:
Associação que gere o Hospital Geral cobra sequestro de R$ 4 milhões do município

Nininho afirmou que já conversou com o secretário Mauro Carvalho (Casa Civil) e a expectativa é de que o projeto aprovado no início de fevereiro seja sancionado ainda nesta semana.

“O objetivo dessa lei é diminuir a burocracia, dar celeridade, para que os recursos cheguem no momento certo dessas entidades, disse.

Segundo Nininho, essa medida irá por fim a problemas existentes em Cuiabá, por exemplo. O deputado avalia que o principal problema é a falta de priorização das administrações municipais.

A Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Cuiabá, que faz a gestão do Hospital Geral, chegou a propor ação contra da prefeitura e pede o pagamento e sequestro de R$ 4 milhões devidos pelo município. O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou sustentando o reiterado descumprimento de decisões judiciais e acordos firmados pelo Alencastro, mesmo com o pontual e correto recebimento dos valores repassados pelo Fundo Nacional de Saúde.

Ainda de acordo com Nininho, já há uma conversa com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), para aprimorar a fiscalização desses recursos, garantido que os serviços foram realmente prestados pelas unidades filantrópicas. “Uma possibilidade é que imediatamente após a apresentação dos serviços prestados, seja liberado 80% do recurso, liberando o restante apenas depois das conferências”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet