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Terça-feira, 04 de junho de 2024

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RODOVIAS FEDERAIS

Fávaro diz que Mauro tentou tirar recursos de obras no Araguaia para bancar novo trecho do Rodoanel

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fávaro diz que Mauro tentou tirar recursos de obras no Araguaia para bancar novo trecho do Rodoanel
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), criticou manobra do governador Mauro Mendes (UNIÃO), que segundo ele teria sugerido ao ministro dos Transportes, Renan Filho, a retirada de recursos previstos para as obras de pavimentação das BRs 158 e 242, afim de viabilizar mais um trecho do Rodoanel em Cuiabá. Fávaro assegurou que tanto o Rodoanel como as rodovias terão aporte garantido do Governo Federal, e disse lamentar que o chefe do Executivo marche em uma direção contrária.


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“Os recursos da obra do Contorno de Cuiabá estão garantidos no PAC. Já é tão difícil superar os desafios para conseguir o licenciamento, e ao invés de ajudar a fazer essa obra que é o sonho do Araguaia mato-grossense, a carta de alforria daquela gente, daquele povo, para garantir competividade, o Governo do Estado pede para tirar os recursos. Temos que trabalhar todos para o mesmo lado! Mas o importante é que o dinheiro não vai sair. A BR-158 está na fase final, é um compromisso do ministro Renan Filho e do governo do presidente Lula. Estamos aqui trabalhando para finalizar o licenciamento nos próximos dias e daremos a ordem de serviço ainda em 2023. Também vamos com muito afinco buscar concluir o licenciamento do componente indígena da BR-242, para que no ano que vem nós possamos ter também essa obra”, disse o ministro.

Na última quarta-feira (23), Mauro Mendes esteve em Brasília tratando do assunto com Renan Filho. Conforme material encaminhado à imprensa, durante o encontro o governador explicou ao ministro que o Governo de Mato Grosso e o Governo Federal já atuam em parceria no Trecho 1 do Rodoanel. O chefe do Executivo mato-grossense não mencionou, no entanto, que os recursos para a obra seriam remanejados do montante previsto para ser aplicado nas BRs 158 e 242.

A BR-158 contorna a Terra Indígena Maraiwatsede, num total de 192 km. No mês de julho, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, disse que os técnicos do Instituto estavam em fase final da análise burocrática para autorizar as licenças ambientais permitindo que o Dnit dê início às obras. A declaração foi dada durante reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, que na ocasião contou com a presença do senador Wellington Fagundes (PL), que preside a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e ainda não havia se licenciado.

Segundo Wellington, a licença da BR-158 é aguardada há vários anos e a obra é de suma importância para o escoamento da produção agrícola e o tráfego de passageiros no Estado. Além disso, vai facilitar o acesso ao município de Água Boa que, nos próximos anos, deve ter um terminal da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).

Ainda de acordo com Fagundes, a PEC 32, aprovada em dezembro de 2022, permitiu o aporte de R$ 130 milhões ao Dnit, dando viabilidade para a execução dessas obras.

“Os recursos estão garantidos, inclusive para o Contorno de Cuiabá. Vamos todos juntos, unidos, quem queira e quem não queira, quem gosta ou não gosta do governo do presidente Lula, quem goste ou não goste do ministro Fávaro ou de qualquer um. É o Mato Grosso e os mato-grossenses que querem essas obras. E nós vamos trabalhar e fazer isso virar realidade”, pontuou Carlos Fávaro.
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