Olhar Direto

Sexta-feira, 31 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ARTICULAÇÃO DA MINORIA

Botelho se esquiva de polêmicas e garante que não pode barrar eventuais CPIs contra secretarias

30 Ago 2023 - 10:36

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: JLSiqueira/ALMT

Botelho se esquiva de polêmicas e garante que não pode barrar eventuais CPIs contra secretarias
Presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), o deputado Eduardo Botelho (União) evitou entrar na polêmica envolvendo os requerimentos de abertura de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) tendo como alvo as secretarias estaduais de Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema).


Leia também
Mauro contesta deputados e afirma que abertura de CPI pode gerar 'clima ruim' em MT


O movimento de um grupo minoritário tem gerado risco de ruptura com o Palácio Paiaguás, que não vê motivos robustos para a instauração das investigações. Na manhã desta quarta-feira (30), o governador Mauro Mendes (União) apontou motivação política e disse que a questão pode criar um “clima ruim” entre os Poderes, retornando o período em que Executivo e Legislativo viviam em pé de guerra.

Mantendo neutralidade na discussão, Botelho afirmou que, como presidente, não tem como barrar qualquer requerimento de abertura de CPIs, desde que haja oito assinaturas de apoio. A comissão em que a SES é alvo já tem seis assinaturas, já a que mira na Sema ainda se mantém nas conversas de corredor.

“Não vou emitir opinião, pois sou presidente e tenho que manter certa neutralidade. Não tenho conhecimento sobre todas as denuncias que estão pautando. Agora, CPI é um instrumento de minoria, basta oito assinaturas e é automaticamente instalada. Nem cabe ao presidente, nosso regimento é diferenciado da Câmara Federal, onde depende do presidente acatar. Aqui não, é automaticamente instalada”, afirmou, em conversa com a imprensa, na ALMT, na manhã de hoje.

As investigações

Conforme divulgado pelo Olhar Direto, o deputado Wilson Santos (PSD) comunicou a Mesa Diretora da Assembleia e o próprio governador Mauro Mendes que está recolhendo assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra o Governo.

A CPI mira supostas irregularidades em contratos da Secretaria de Saúde, que estão sob investigação no âmbito da Operação Espelho.

Já nesta terça-feira (29), a Presidência da Casa de Leis foi informada sobre novo requerimento para abertura de uma outra CPI, neste caso para passar um pente fino na liberação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Estudos de Impacto Ambiental por parte da Secretaria de Meio Ambiente. O assunto será discutido no Colégio de Líderes desta quarta-feira (30).
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet