Olhar Direto

Segunda-feira, 03 de junho de 2024

Notícias | Política MT

FLEXIBILIZAÇÃO

'Vamos votar, mas a decisão do Supremo vai prevalecer', diz Botelho sobre lei do Transporte Zero

28 Fev 2024 - 07:00

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Rafael Machado

Foto: Reprodução

'Vamos votar, mas a decisão do Supremo vai prevalecer', diz Botelho sobre lei do Transporte Zero
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) votam nesta quarta-feira (28) o projeto de lei que flexibiliza o Transporte Zero e libera mais de 100 espécies para pesca em todo o Estado, mantendo a proibição de outras doze. A proposta foi apresentada pelo governo do Estado após uma audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF), onde a matéria vem sendo questionada por Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs).  


Leia também
Casa Civil afirma que não há como liberar mais espécies no Transporte Zero e aguarda aprovação de projeto


O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, declarou nesta terça-feira (27) que, independente da decisão do plenário, o que vai prevalecer é o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF). 

“Nós vamos votar aqui, mas o que vai prevalecer mesmo vai ser a decisão do Supremo. Acho que amanhã a gente resolve isso e encaminha a decisão final para o Supremo. Porque eu acho que no final das contas, a decisão final vai ser do Supremo, se é constitucional ou não”, declarou Botelho.  

A matéria foi apreciada em primeira votação na última semana. No entanto, teve a votação final adiada após um duplo pedido de vista feito pelos deputados Nininho (PSD) e Wilson Santos (PSD). Na semana passada, Santos justificou seu pedido de vista com o argumento de que o governo não poderia ter encaminhado o projeto enquanto a questão é analisada pelo ministro relator, André Mendonça, do STF. 

A flexibilização da lei foi feita por meio de decreto, após audiência de conciliação em Brasília no mês passado. O PL em tramitação na ALMT busca sacramentar as mudanças propostas pelo governo.

Nesta quarta, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), designou para o dia 5 de março, às 14h30, nova audiência para manifestação definitiva acerca das ações que pedem a derrubada da lei que proibiu a pesca em Mato Grosso.

Na ordem proferida nesta terça-feira (27), o ministro convocou, para comparecimento pessoal, representantes da Advocacia-Geral da União, dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Pesca e Aquicultura, do Ibama e do INSS, do Governo de Mato Grosso, com a participação das secretarias estaduais envolvidas, e da Assembleia Legislativa, com a respectiva participação aos partidos autores das ações diretas, MDB e PSD.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet