Olhar Direto

Segunda-feira, 03 de junho de 2024

Notícias | Brasil

Saúde investiga se surto em entidade está relacionado à gripe suína

A Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto confirmou ontem um surto de gripe na cidade e anunciou que investiga mais duas suspeitas. Não há confirmação ainda se se trata de gripe suína ou comum.


O surto foi confirmado na instituição filantrópica Cantinho do Céu, que dá assistência a pessoas com deficiência mental. Quatro pessoas da entidade foram internadas no final de semana e ontem duas permaneciam no Hospital das Clínicas em estado grave. Nos quatro casos, foi coletado material para o exame de gripe suína.

Os outros dois possíveis surtos foram detectados em um asilo da cidade e em uma empresa --os nomes não foram divulgados pela Vigilância.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Ribeirão, o surto se caracteriza quando há três pessoas ou mais com sintomas de gripe no mesmo local, no período de cinco dias. A definição foi alterada na última semana pelo Ministério da Saúde devido à circulação do vírus H1N1, no Brasil.

O resultado das suspeitas do Cantinho do Céu depende do laboratório Adolfo Lutz, que vem atrasando os exames devido ao aumento de demanda.

"Como são casos especiais, porque são pessoas com sistema imunológico debilitado, há muitas doenças para serem avaliadas, inclusive há uma indicação de que possa ser uma infecção bacteriana", disse a chefe da Vigilância, Ana Alice de Castro e Silva.

Na instituição, a rotina mudou. Por prevenção, todos os funcionários passaram a utilizar máscaras durante o dia e o tempo para visitas foi reduzido.

"Antes as máscaras só eram usadas para exames e procedimentos invasivos. Agora, usamos a partir do momento em que entramos na instituição até o momento em que saímos", afirmou a fisioterapeuta da entidade, Giselle Alves Teixeira.

Os visitantes, que poderiam permanecer durante toda a tarde, passaram a ser orientadas a não exceder dez minutos.

Castro e Silva disse que será recolhido material de três pessoas para exames em cada um dos locais com suspeita de surto. "Esse número é suficiente para dar o diagnóstico. Nessa situação, não importa a gravidade do caso, pode ser feito coleta em pessoas com quadro leve, moderado ou grave", disse.

Ela informou que a Vigilância ainda não sabe precisar quantas pessoas estão com sintomas da gripe nos locais de surto. Se for confirmado o surto de gripe suína, o órgão ainda vai definir o que será feito.

"Depende da proporção, de quantas pessoas doentes estarão no mesmo local. A orientação até o momento é retirar as pessoas doentes desse ambiente e tratá-las", disse.

No fim da tarde de ontem, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou que a cidade tem quatro novos casos suspeitos e mantém os 14 confirmados.

Duas pessoas com suspeita de gripe suína estão internadas: uma mulher de 69 anos, moradora do asilo em que se investiga a possibilidade de surto e outra mulher de 36 anos. Não entram na conta os dois internados do Cantinho do Céu.

Ontem à tarde, o HC pediu que os pacientes que têm exames e consultas marcadas no hospital remarquem os procedimentos, caso estejam com febre e tosse. Eles devem procurar um médico perto de casa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet