Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Prefeitura de Cáceres e UFMT assinam termo de cooperação para o Plano Municipal de Saneamento Básico

Ontem (13) pela manhã, em reunião na Reitoria da UFMT, foi assinado o termo de cooperação entre a UFMT, a Fundação Uniselva e a Prefeitura Municipal de Cáceres, para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade. O objetivo é promover a gestão integrada dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e águas pluviais.


O documento foi assinado pelo prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, pelo vice-reitor da UFMT, Francisco José Dutra Souto, e pelo Diretor Geral da Fundação Uniselva, Sérgio Allemand Motta. Na ocasião estavam presentes o diretor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia, Bismarck Castillo Diniz, o chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Luiz Airton Gomes, o coordenador do curso, Rubem Mauro, e a professora Margarida Marchetto.

O termo visa estabelecer diretrizes por meio de instrumentos de planejamento que atendam as necessidades presentes e futuras de infraestrutura sanitária do município e contará com a UFMT no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão na área do saneamento básico.

Os serviços previstos no termo de cooperação atendem aos requisitos previstos na Lei nº 11.445/ 2007, que estabelece as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico e para a Política Federal de Saneamento Básico.

Para o Prefeito, a parceria com a UFMT é fundamental, já que a Universidade se constitui em um centro de excelência nesta questão, e irá estabelecer condições para o desenvolvimento de pesquisas, de extensão, de intercâmbio científico, tecnológico e cultural, bem como desenvolver projetos para Engenharia Sanitária. “É uma proposta pioneira, que beneficia não somente o município de Cáceres, como também a universidade”, ressalta.

Segundo ele, o saneamento no município de Cáceres ainda apresenta uma infraestrutura precária, onde apenas 5% do esgotamento recebem tratamento, e o restante é despejado diretamente no Rio Paraguai. Ele afirma que esta questão se tornou assunto de saúde pública e ambiental e merece especial atenção dos governos e municípios juntamente com a sociedade civil e a Universidade.

Ele afirma, ainda, que esta situação pode ser revertida por meio de estudos realizados em parceria com a UFMT, somados aos recursos provenientes do Governo Federal, por meio do PAC Saneamento.

A histórica cidade de Cáceres, surgida no ano de 1778, abriga o equivalente a 58% do bioma do Pantanal, o que a classifica como uma cidade eminentemente turística, sendo considerada patrimônio cultural do Brasil.

A UFMT terá sua atuação marcada no envolvimento direto com as necessidades do município e dará continuidade aos projetos desenvolvidos pelos departamentos de Engenharia Sanitária e Ambiental e dos cursos da área da saúde. Segundo a professora Margarida Marchetto, serão levantados todos os dados do município de Cáceres, envolvendo todas as áreas do saneamento. Ela acredita que os recursos destinados ao saneamento poderão ser aprovados com mais celeridade pois já estarão com projetos em andamento.

O vice-reitor da UFMT, Francisco Souto, considera esta parceria como de fundamental importância, já que beneficiará tanto a população de Cáceres como a universidade, pois irá contribuir para o desenvolvimento acadêmico por meio das atividades de extensão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet