A segunda edição da campanha Violência contra a mulher: vamos meter a colher, em Barra do Garças, encerrou-se no último dia 12. As atividades, que se iniciaram no dia cinco de março, foram finalizadas com apresentações e sorteio de prêmios.
A campanha teve como principal objetivo mobilizar a sociedade e impulsionar para a mudança do cenário atual no que diz respeito à violência contra a mulher. Para tal finalidade, foi imprescindível a união da Defensoria Pública de Mato Grosso, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Faculdade Cathedral entre outros colaboradores.
A realização de campanhas deste porte é necessária principalmente para estimular mudanças comportamentais na sociedade. No caso, faz-se necessária a promoção de campanhas educativas e debates sobre esse tipo de violência, no sentido de conscientizar a sociedade, afirma a Defensora Pública Lindalva de Fátima Ramos.
Entre os fatores que influenciam a continuidade da violência contra a mulher está o não reconhecimento da violência doméstica e familiar contra a mulher como um problema social, além de outros problemas como a inexistência de efetiva e concreta política pública para as mulheres e a falta de consciência social para a defesa dos direitos das mulheres.
A campanha também foi marcada por concentrações em praças, pela divulgação de uma composição especial feita pelos músicos Eudes e Candinho. Também foi destaque a coreografia Dança da Colher que inclusive foi divulgada nas redes sociais.
Pela segunda vez essa campanha vem com a meta de provocar na sociedade e nos governantes o reconhecimento da violência contra a mulher como um problema social, assim como o desemprego, a saúde e a educação, e a importância de combatê-la, ressalta Dra. Lindalva.
Os envolvidos na campanha afirmam que o resultado foi alcançado. São ações como esta que contribuem para a mudança da sociedade. Os problemas da população têm como principal raiz a falta de conhecimento. E esse foi o ponto debatido na campanha, promover o conhecimento para combater a violência, garantiu.