Olhar Direto

Sábado, 01 de junho de 2024

Notícias | Cidades

AMM se destaca na Feira de Tecnologia em Cáceres

A Associação Mato-grossense dos Municípios participa até domingo da 47ª Exposição Agropecuária de Cáceres, onde acontece também a Feira de Tecnologia e Inovação, no Cenarium Rural do parque de exposições. Nesse espaço, a AMM apresenta os avanços tecnológicos implementados na atual gestão. A equipe técnica apresenta em um estande no espaço da feira os principais produtos e serviços da instituição. Estão disponíveis vídeos e folders sobre os serviços prestados aos municípios.


Nesta quinta-feira, às 18 horas, a equipe vai realizar uma palestra durante um painel na Feira de Tecnologia e Inovação. O evento será direcionado ao público da feira, empresários, representantes de cooperativas, sindicatos, associações, tecnólogos de várias instituições, além de outros convidados. A palestra acontecerá no mesmo local da Expocáceres.

A equipe vai expor o conteúdo dos projetos de agroindústrias desenvolvidos pela AMM como alternativa econômicas para as regiões do estado, por entender que o desenvolvimento econômico e social dos municípios depende de soluções inovadoras para driblar a constante falta de recursos que compromete a capacidade de investimento em setores prioritários para a população. A atual diretoria da AMM pautou muitas ações em ciência e tecnologia com o objetivo de auxiliar os municípios.

Os projetos de engenharia elaborados primam pela redução de custos e eficiência tecnológica para um melhor aproveitamento de recursos federais e estaduais. Um dos destaques são as plantas de agroindústrias, que visam fomentar o desenvolvimento dos municípios com base em suas vocações e potenciais.

A iniciativa visa industrializar a produção primária e oferecer alternativas econômicas principalmente a municípios classificados com economia exaurida ou moderada, categorias que compreendem 102 cidades mato-grossenses. A AMM oferece modelos de agroindústrias de abatedouro de aves, bovinos, suínos, laticínio, despolpadeira, farinheira, Casa do Mel, entre outros.

Os projetos, que são repassados aos prefeitos já aprovados, ajudam a industrializar a produção primária, como a pecuária, hortifrutigranjeiros, entre outros. A criação de um polo de confecções para industrializar o algodão em Mato Grosso e agregar valor à produção também é um das ações em andamento com foco no desenvolvimento regional.

A equipe apresentou também o mapa desenvolvido pela AMM para traçar um perfil econômico dos municípios, que também se configura como uma inovação à medida que pode ajudar a atrair investidores para o estado, além de servir como um instrumento para direcionar as políticas de incentivos fiscais adotadas pelo governo.

Outro serviço é o Sistema de Acompanhamento de Gestão – SGA, mais conhecido como Cartão Prefeito, desenvolvido pela AMM visando uma gestão mais eficiente. Entre as diversas funções gerenciais dessa ferramenta, destaca-se o acompanhamento sistemático da prestação de serviço aos municípios. O sistema permite o planejamento de ações e a contabilidade de custos dos serviços executados.

A instituição também lançou a obra A Lei Kandir e o Enfraquecimento dos Municípios. O livro foi lançado em Cuiabá e Brasília, em 2011. O estudo surgiu da preocupante realidade dos municípios, que acumulam sucessivas responsabilidades sem a devida contrapartida financeira. A lei Kandir isenta do ICMS as mercadorias destinadas à exportação e os serviços prestados para pessoas físicas ou jurídicas no exterior. A legislação desobrigou o exportador a pagar o imposto e isso, na prática, representou perdas para os municípios, que há muito tempo perderam autonomia financeira.

Em relação aos avanços tecnológicos, destaca-se o programa da TV Município, que divulga ações da instituição e das prefeituras, também lançado pela atual gestão, além do Jornal Oficial Eletrônico, que garante maior autonomia para os municípios publicarem suas próprias matérias, entre outros.

O programa Mato Grosso Mais Eficiente também é divulgado na Feira de Ciência e Tecnologia. A proposta do programa é diagnosticar a situação financeira do estado, visando a reprogramação estratégica da máquina pública. Esse redesenho contempla uma aplicação mais eficiente dos tributos arrecadados, para que a população seja beneficiada com investimentos que proporcionem melhoria na qualidade de vida, além de serviços públicos mais eficazes. O estudo faz também uma projeção de cenários futuros para a economia de Mato Grosso e uma avaliação detalhada das contas públicas do estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet