Olhar Direto

Segunda-feira, 03 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Segurança adquire 30 cavalos para o policiamento montado

Um dos primeiros projetos voltados para a Segurança Pública para a Copa do Mundo de 2014 começa a ganhar corpo. A Tropa de apoio às unidades da Polícia Militar de Mato Grosso no auxílio ao policiamento ostensivo, o Regimento de Policiamento Montado (RPMon) recebeu os 30 primeiros cavalos que irão fortalecer as ações de segurança pública no Estado, uma nova ferramenta contra a criminalidade e a violência.


Os animais vieram do Rio Grande do Sul e estão passando por um período de aclimatação e adaptação e, posteriormente, serão treinados até poderem ir às ruas. A intenção é que os cavalos integrem o planejamento operacional da Segurança Pública para as festas de Natal e Ano Novo em Mato Grosso.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, o Regime de Policiamento Montado será um dos grandes legados da Segurança Pública após a Copa do Mundo. “Os cavalos ajudam na contenção de tumultos e na sensação de segurança da população”, falou.

A previsão é que até a Copa do Mundo o Estado conte com 60 novos cavalos e 120 policiais militares atuando no Regimento de Policiamento Montado.

Segundo o comandante do Regimento, tenente-coronel PM Alberto de Barros Neves, os animais são ideais para a atividade de policiamento montado. “Eles possuem porte alto, temperamento dócil e resposta rápida aos comandos, além de pelagem e idade adequadas à atividade para a qual serão empregados”.

Uma das vantagens do policiamento ostensivo montado é a visibilidade e sensação de segurança proporcionada à população. “Por ficar em um patamar mais elevado, o policial enxerga e é visto de longe, sem falar no fácil acesso ao trânsito, em meio a multidão e controle de distúrbios civis, evitando o uso de uma tropa de choque por exemplo”, destacou o comandante.

Para irem as ruas, os cavalos serão treinados por oficiais do Regimento de Policiamento Montado que foram capacitados fora do Estado. “Os cavalos passarão por um treinamento bem específico, com uso de fumaça, fogos, explosivos, entre outras técnicas, para aprenderem a andar juntos com o policial e de forma tranquila, sem se assustar ou causar qualquer alteração no serviço”, disse o sub-comandante do Regimento e instrutor dos policiais, capitão PM Fernando Schulz Galvão.

Atualmente, a sede do Regimento de Policiamento Montado está localizada na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em Cuiabá, por meio de um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar e Sindicato Rural de Mato Grosso.

Segundo o comandante do Regimento, a Acrimat é o local ideal pela estrutura já existente além de estar localizada em um ponto estratégico de Cuiabá. “Aqui já temos as baias, pistas de treinamento, além de ser um local centralizado, onde podemos atender de forma mais otimizada o estádio, o aeroporto, os shoppings, o centro da Capital, Terminal Rodoviário e o Terminal André Maggi, em Várzea Grande, que serão locais de grande concentração de público durante os jogos da Copa”, pontuou.

O Regimento de Policiamento Montado atua em todo Estado em apoio a demanda das unidades da Polícia Militar. “Auxiliamos no policiamento ostensivo quando os municípios realizam grandes eventos como shows, exposição agropecuária, jogos, cavalgadas, entre outros”, disse o tenente-coronel PM Alberto.

Antes da chegada dos novos animais, o Regimento de Policiamento Montado possuía cinco cavalos emprestados, que agora serão devolvidos. Esses cavalos estavam sendo usados no treinamento dos policiais para adquirirem experiência para o manejo dos animais recém-chegados.

Com os novos cavalos, o Regimento de Policiamento Montado recebe também incremento no efetivo com 55 policiais militares, sendo 30 deles para atuar diretamente com o policiamento ostensivo montado.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet