Olhar Direto

Sábado, 15 de junho de 2024

Notícias | Cidades

MAPA DA VIOLÊNCIA

Cidade fundada sobre cratera de meteorito não registra assassinatos há 20 anos

Foto: Ilustração/Reprodução

Cidade fundada sobre cratera de meteorito não registra assassinatos há 20 anos
A cidade de Araguainha, distante 463 km a Leste de Cuiabá, é uma das cidades mais calmas de Mato Grosso. De acordo com o Mapa da Violência 2013, o pequeno município, que foi fundado na cratera de um gigante meteorito que caiu há 245 milhões de anos, está há 20 anos sem registrar nenhuma ocorrência de homicídio. 


Mapa da violência 2013 aponta Maceió como a capital mais violenta
PB tem 3ª maior taxa de homicídios do país, mostra Mapa da Violência

Com pouco mais de 1.100 habitantes e com 46 anos de emancipação política, o município não registra uma ocorrência de qualquer espécie há quase dois meses e a última foi um desentendimento de vizinhos, no qual ninguém acabou preso por causa da boa qualidade do trabalho e prevenção que a Polícia Militar faz na cidade. 

A prefeita do município, Maria José Medeiros (PR), garante que a situação de paz se deve primeiramente a pequena população e ao pouco uso de drogas na cidade. “Aqui nós trabalhamos com prevenção de drogas desde o período de escola. Crianças são orientadas a não usar entorpecente e isso prevalece no futuro delas. E não temos grandes ocorrências por causa da população. Aqui todos se conhecem, são parentes ou trabalham no mesmo endereço. Isso ajuda a manter a cidade como um exemplo de paz no país”, disse a prefeita, alegre com o resultado da pesquisa.

A cidade conta atualmente com três policias militares, sendo um cabo e dois soldados, além de um investigador da Polícia Civil. O Corpo de Bombeiros fica na cidade de Barra do Garças, distante quase 200km de Araguainha e o hospital mais próximo do município fica há 1h30m.

Existe uma delegacia, onde os infratores são levados para cumprirem pena por delitos. “Na sede da delegacia têm duas celas, mas ninguém passa por ali faz dias”, conta a prefeita.

O último crime de homicídio foi registrado no ano de 1993, quando um fazendeiro foi assassinado por dois assaltantes que invadiram duas terras para roubar gado e quando o prrietários das terras reagiu ao crime acabou sendo executado. Os autores do crime não eram de Mato Grosso.

A prefeita conta que alguns crimes como roubo, desvio de carga e furtos são realizado por pessoas que vêm de Goiás, que fica distante apenas 2km de Araguiainha. “Os crimes são feitos por pessoas que não são da nossa cidade. Os chacareiros, fazendeiros e moradores da área urbana são amigos da Polícia e sempre que alguém é detido aqui na cidade são de outro estado, como Goiás ou Brasília”, relatou a prefeita.

A cidade é procurada para moradia por pessoas adultas. Uma pesquisa interna na cidade consta que moram poucos jovens em Araguainha e quem procura morar nesse município na maioria das vezes são idosos ou pessoas com família constituídas. Até mesmo quando o maior evento festivo da cidade está prestes a acontecer, os policiais de companhias próximas são chamados para ajudar na segurança. “No Festival de Praia atuamos com policiais de cidades vizinhas. Nada aqui estraga nossa paz”, garante a prefeita.

Fato marcante desse pequeno município é o Domo de Araguainha, consistindo na cratera erodida de um astroblema, com 40 km de diâmetro,6 que resultou do impacto de um corpo celeste de grandes proporções sobre a superfície da Terra. Pesquisas estimam que o impacto penetrou 2400m sob a superfície, abrindo uma cratera de 24 km de diâmetro que hoje, sob efeito da erosão, tem 40 km.

É o maior astroblema conhecido na América do Sul. A cidade de Araguainha encontra-se dentro dessa cratera. Estudos indicam, ainda, que o impacto ocorreu há aproximadamente 245 milhões de anos, e que o local atingido, na época, era um mar de águas rasas.O fenômeno poderia ter sido a causa da extinção de espécies que viviam na época. Região que hoje se tornou reconhecida mundialmente, por tal evidência das consequências e mudanças deste astroblema.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet