Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Cidades

ALVOS MONITORADOS POR SATÉLITE

Operação embarga sete fazendas por desmatamento ilegal na Amazônia e apreende maquinários

Foto: Sema-MT

Operação embarga sete fazendas por desmatamento ilegal na Amazônia e apreende maquinários
Nova fase da Operação Amazônia apreendeu uma colheitadeira, uma pá carregadeira, tratores e máquinas pesadas usadas por sete fazendas de Tapurah, Marcelândia e União do Sul, para desmatar e explorar áreas de preservação. A ação iniciou no dia 14 de maio e terminou nesta sexta-feira (24), culminando na aplicação de autos de infração e embargos aos proprietários.


Leia mais: Cuiabá está vulnerável a desastres climáticos por falta de ações no desenvolvimento urbano

Os alvos foram identificados a partir de alertas que emitiram a alteração da vegetação da região, identificados pelos satélites Planet. Com base nos dados apresentados pelo sistema, conseguiram inibir os crimes ambientais promovidos nas fazendas.

A ação promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em conjunto com as Polícias Militar e Civil, aplicou seis autos de infração e sete termos de embargo por desmatamento em área de especial preservação, exploração seletiva, descumprimento de embargo, impedir regeneração de vegetação e poluir sem autorização. As autuações e embargos estão sendo calculados pelas equipes.

Operação Amazônia

A Operação Amazônia foi colocada em prática por órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Sema. O Governo do Estado irá destinar R$ 74,5 milhões para o combate de crimes ambientais em todo o território mato-grossense ao longo de 2024. Desde 2019, foram investidos mais de R$ 314,5 milhões para combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal.

As equipes têm como auxílio equipamentos de monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso e mantêm fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental.

A ferramenta, contratada pelo REM, age de forma preventiva, minimiza os danos, aumenta a celeridade na resposta, facilita a responsabilização e permite o embargo da área de forma imediata por meio do monitoramento diário e alertas semanais de desmatamento.

Os agentes também apreendem e removem maquinários flagrados em uso para o crime, efetivando a responsabilização, já que apreensão de bens promove a descapitalização do infrator.

(Com assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet