Olhar Direto

Sábado, 01 de junho de 2024

Notícias | Cultura

MDA faz entrega de 3 bibliotecas Arca das Letras em Vila Rica

O delegado Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso (MDA), Dieter Metzner, entregou na manhã deste sábado (25.07), três bibliotecas Arca das Letras para as famílias de agricultores rurais dos assentamentos de Santo Antonio do Beleza, Beleza 1 e Itaporã do Norte, todas no município de Vila Rica (1.350 km a Nordeste de Cuiabá), durante o Mutirão Arco Verde Terra Legal. Cerca de 350 famílias serão beneficiadas com a doação dos livros.


Cada biblioteca rural Arca das Letras conta com um agente de leitura treinado por uma equipe técnica do MDA para desenvolver as atividades da biblioteca. “O trabalho dos agentes é voluntário, é preciso apenas que sejam moradores da comunidade”, explicou o delegado.

De acordo com Dieter, os agentes de leitura realizam as atividades da biblioteca rural e o empréstimo dos livros, com incentivo da leitura e campanhas para aumentar o acervo. “Os agentes de leitura são moradores das comunidades atendidas e recebem a biblioteca em suas casas ou em um lugar de fácil acesso”, explicou.

No Brasil, o programa Arca das Letras já instalou 6.255 bibliotecas rurais em cerca de 1,8 mil municípios. O número de beneficiários pelos cerca de 1,3 milhão de livros distribuídos supera 800 mil famílias. São aproximadamente 12 mil agentes de leitura que administram as bibliotecas implantadas no País.

Em Mato Grosso, cerca de 100 bibliotecas já foram entregues às comunidades rurais e assentamentos dentro do Programa Arca das Letras.

Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca é formada, inicialmente, por cerca de 200 livros. “As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura”, informou Dieter.

Os acervos contêm livros didáticos, obras literárias para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca, além de legislação brasileira.

REVELAÇÃO


A assentada Abadia Cirico Guimarães de 52 anos, moradora do assentamento Itaporã do Norte, distante 30 km de Vila Rica, emocionou a todos durante a entrega das bibliotecas Arca das Letras.

Poetisa e amante da literatura, Abadia recitou uma poesia feita especialmente para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele é o melhor presidente que tivemos até agora”, diz emocionada. Na poesia, ela cita o Programa do Governo Federal Luz para Todos, ao enaltecer as benfeitorias advindas da instalação da energia elétrica no assentamento.

“Meu professor é o dicionário. Não consegui terminar o primário e desde menina gosto de ler e as palavras que não conheço escrevo no quadro-negro. Sou uma matuta trabalhadora rural”, disse Abadia. Ela ficará responsável pela divulgação da biblioteca no assentamento. “Vai ficar na minha casa”, conta orgulhosa.

Mãe de quatro filhos, Abadia sonha em conhecer Cuiabá e visitar os museus da cidade. “Meu sonho é declamar minha poesia na televisão”, finalizou a poetisa de Vila Rica.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ednair Ferreira, a Prefeitura de Vila Rica ajudou Abadia a editar e lançar seu primeiro livro de poesias, “Cantinho da Poesia”, em 2005, com tiragem de 150 exemplares. “É a nossa grande poetisa e motivo de orgulho para nossa cidade”, afirmou Ednair.

As poesias de Abadia abordam questões ambientais e para o futuro ela pretende gravar um DVD com imagens do assentamento e a cultura da região.

No final da cerimônia de entrega das bibliotecas, Abadia ganhou um presente do prefeito Naftaly Calisto: a passagem de ônibus até Cuiabá e enfim, realizar o sonho de conhecer a capital do Estado de Mato Grosso.

Participaram da entrega, o delegado Federal do MDA/MT, Dieter Metzner; o assistente do MDA Gilberto Cunha; o prefeito de Vila Rica, Naftaly Calisto da Silva; o diretor do Ministério do Meio Ambiente Paulo Guilherme Cabral; a secretária municipal de Educação, Ednair Ferreira; e a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Rica, Clainir Mafra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet