Olhar Direto

Sábado, 01 de junho de 2024

Notícias | Cultura

'O Brasil não está estruturado para lutar pelo Oscar', diz diretor de 'Salve geral'

Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (20), o diretor de cinema Sérgio Rezende lamentou a saída de seu filme, "Salve geral", da briga pelo Oscar de filme estrangeiro. O longa estrelado por Andrea Beltrão, que representava o Brasil, ficou de fora da lista de candidatos que seguem na disputa por uma vaga entre os indicados.


"O Brasil não está muito estruturado para lutar pelo Oscar. O país deseja e sonha com isso, mas não se organiza", disse o cineasta, que ficou sabendo da decisão da Academia durante a entrevista."Para nós, concorrer ao Oscar é uma honra, mas para outros países é 'business', é profissional. Tem que ter campanha."

Rezende afirmou também que, de qualquer forma, está "feliz" a carreira de "Salve geral" no exterior e contou que recebeu muitos comentários positivos de espectadores de fora. "A gente sabe que o Oscar é um negócio extremamente complicado. A primeira dificuldade é fazer o filme ser visto, porque outros países têm mais visibilidade cinematográfica", disse o diretor. "Cumprimos nossa missão. Já foi uma alegria ser indicado para representar o Brasil. Se a gente conseguisse ir até o fim seria bom, mas a vida segue", completou.

"Salve geral" é inspirado nos ataques de maio de 2006 a cidade de São Paulo comandados por integrantes de uma organização criminosa contra policiais nas ruas e dentro do sistema penitenciário. Produção de R$ 9 milhões, o filme mostra a história de uma professora de piano cujo filho está preso nos dias que antecedem a confusão. A revolta é motivada pela situação degradante dos presídios.

Brasil fica de fora

A Academia divulgou nesta quarta-feira (20) a lista dos nove longas-metragens selecionados para seguir na disputa por uma indicação ao prêmio de melhor filme estrangeiro. O Brasil ficou de fora da seleção.

O argentino "O segredo dos seus olhos" e o alemão "A fita branca", ganhador do Globo de Ouro, foram incluídos na lista.

Os nove filmes selecionados são:

“O segredo dos seus olhos”, de Juan Jose Campanella (Argentina)
“Samson & Delilah”, de Warwick Thornton (Austrália)
“The world Is big and salvation lurks around the corner”, de Stephan Komandarev (Bulgaria)
“Un prophète”, de Jacques Audiard (França)
“A fita branca", de Michael Haneke (Alemanha)
“Ajami”, de Scandar Copti and Yaron Shani (Israel)

“Kelin”, de Ermek Tursunov (Cazaquistão)
“Winter in wartime”, de Martin Koolhoven (Holanda)
“The milk of sorrow”, de Claudia Llosa (Peru)

"Salve geral" havia ficado entre os 65 pré-candidatos à categoria, que, segundo a assessoria da Academia, foram exibidos para centenas de membros da associação entre outubro e 16 de janeiro.

Até 2 de fevereiro, quando serão anunciados os indicados ao Oscar, a lista dos nove eleitos dará origem aos cinco finalistas da categoria filme estrangeiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet