Olhar Direto

Sábado, 08 de junho de 2024

Notícias | Política MT

escândalo

Cinco são interrogadas na PF nesta quarta durante operação

Cinco pessoas vão prestar depoimento nesta quarta-feira (19) na Superintendência da Polícia Federal de Cuiabá por suposto envolvimento na Operação Asafe, que apura práticas de exploração de prestígio, corrupção ativa, passiva e formação de quadrilha no judiciário mato-grossense. Elas serão ouvidas pelo delegado Carlos Eduardo Fistarol, responsável pelas investigações, porém não tiveram prisões determinadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Nove pessoas tiveram prisão temporária decretada no inquérito judicial aberto pela ministra Fátima Nancy Andrighi. Oito já foram presas e uma continua foragida. Foram expedidos 30 mandados de busca e apreensão em residências de juízes,desembargadores e em escritórios de advocacia. Na casa do juiz Eduardo Jacob, os policiais federais encontraram um revólver calibre 38 e apreenderam o notebook e documentos.

Conforme o Olhar Direto publicou, o desembargador aposentado Donato Fortunato Ojeda passou mal durante o cumprimento do mandado de busca em sua casa, e foi encaminhado para a UTI do Hospital Jardim Cuiabá. O magistrado continua internado.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral; desembargador Evandro Stábile, os desembargadores aposentados compulsoriamente José Tadeu Cury e José Luiz de Carvalho; o juiz auxiliar Ciro Miotto também tiveram computadores e documentos apreendidos pelo agentes da PF.

As investigações iniciaram em 2007 pela Polícia Federal de Goiás, porém ao constar um esquema de venda de sentença em Mato Grosso, o STJ determinou que o caso fosse seguido pela Superintendência do estado. Os envolvidos respondem pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva e exploração de prestígio.

Saiba quem está preso:

Célia Cury - Advogada e esposa do desembargador aposentado Tadeu Cury
Alessandro Jacarandá - Advogado e sócio de Célia Cury
Jarbas Nascimento - Advogado e ex-chefe de gabinete de Tadeu Cury no TJ
Alcenor Alves de Souza - Advogado e ex-prefeito de Alto Paraguai
Rodrigo Vieira - Advogado
Cláudio Emanuel Camargo - Empresário e genro de Tadeu Cury
Santos de Souza Ribeiro - empresário
Ivone Reis Siqueira - apontada como lobista

Foragido:

Max Weize Mendonça - Advogado

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet