Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias

em Barra

Mendes e Wilson atacam e criticam governador durante debate

Foto: Ronaldo Couto

Silval não comparece. Mauro e Silval direcionam críticas ao candidato ausente

Silval não comparece. Mauro e Silval direcionam críticas ao candidato ausente

Debate do Araguaia está sendo realizado agora em Barra do Garças (505 km de Cuiabá). Acompanhe aqui no Olhar Direto todos os detalhes deste debate em tempo real.


Mauro Mendes (PSB) e Wilson Santos (PSDB) participam do debate promovido pela Faculdade Cathedral, subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Gabinete de Gestão Integrada (GGI). O governador Silval Barbosa (PMDB) não compareceu ao evento.

Com quinze minutos de atraso, agora o debate do Araguaia entre os candidatos ao governo de MT em Barra do Garças. Outra ausência foi do candidato do PSOL, Marcos Magno.

O tucano Wilson Santos foi o primeiro a chegar na universidade. Ele foi recepcionado pelo diretor José Nogueira. Bastante descontraído, ele cumprimentou a organização do debate e deu a primeira alfinetada lamentando a ausência do governador peemedebista.

“Uma falta de respeito dele a faculdade e a região do Araguaia”, frisou Santos. O peesedebista chegou acompanhado do vice-prefeito de Barra do Garças, Irineu Pirani (DEM), e dos vereadores Júlio César (PSDB) e Miriam Lacerda (PTB).

O candidato do PSB, Mauro Mendes, chegou a 5 minutos do início do evento acompanhado do candidato a deputado federal Eduardo Moura (PPS), dos candidatos a deputado estadual Ailton Biroska (PPS) e Cândido Teles (PSB).

Demonstrando tranqüilidade, o socialista cumprimentou o adversário Wilson e desejou sorte a ele no debate. “Um evento com esse coloca frente a frente os candidatos que auxilia a democracia na escolha do eleitor”, destacou Mendes.

O debate está sendo mediado pelo professor e radialista Paulo Emílio. Foram estipulados prazos de 3 minutos para respostas com réplicas de 2 minutos. No caso de ofensas, uma comissão foi criada para avaliar os pedidos de resposta.

A primeira rodada de perguntas aborda o assunto agronegócio. O primeiro a responder é o candidato tucano Wilson Santos.

Candidatos apresentam propostas para o agronegócio no Araguaia
20h31

O candidato Mauro Mendes destacou que haverá um crescimento maior da indústria alcooleira do país. Para isso ele defende que haja mais investimento na logística para melhor o escoamento da produção. Ignorando o fato de que já foi aliado de Blairo Maggi no passado, o candidato do PSB criticou o atual governo que segundo ele investiu pouco na expansão do agronegócio de MT.

O tucano defende anulação do decreto que impede a cultura da cana-de-açúcar em Mato Grosso, na região do Vale do Rio Paraguai. Ele destacou a importância de federalizar e asfaltar a MT 100 para ligar o Araguaia ao porto da ferrovia em Alto Araguaia. Ainda dentro da política de expansão, o tucano disse que uma saída seria aumentar os incentivos fiscais para abrir mais empresas.

Wilson diz que anel viário teria sido construído se Dante estivesse vivo; Mendes promete obra
20h45

Às 21h30 (local), abordando o tema transporte, o socialista Mauro Mendes prometeu a construção do anel viário tão sonhado e reivindicado pela região. O assunto arrancou aplausos da platéia, principalmente quando o tucano Wilson Santos criticou o atual governo.

“Eles não fizeram porque não quiseram. O superintendente do DNIT é do grupo deles. Se o Dante estivesse vivo e como ele amava essa região já teria feito o anel viário”, disparou Santos.

O tucano destacou que, caso seja eleito governador, ele vai asfaltar 250 km da MT 100 para ligar à região a ferrovia de Alto Araguaia. Os candidatos não perdoaram a ausência de Silval e voltaram a criticá-lo, citando várias vezes o ex-governador Blairo Maggi (PR).

Cerca de 700 pessoas acompanham o debate no espaço aberto da faculdade onde foi montado um palco para sediar o evento.

Remédio de alto custo vira promessa de campanha
21h14

Às 21h20 (horário local), o tema saúde pública foi bastante explorado pelos candidatos Mauro Mendes e Wilson Santos. Os candidatos prometem investimentos na política de remédios de alto custo e criticaram o atual governo que, segundo eles, não teria dado um tratamento mais sério a esse tema.

Santos citou o caso de um criança que morreu em Cáceres porque o estado não quis comprar um medicamento de R$ 28 mil e declarou que dentro do seu governo o controle de remédios de alto custo será vinculado diretamente ao gabinete do governador. Mendes também prometeu criar uma política mais eficaz para não deixar faltar remédios de alto custo na cidade.

Os acadêmicos também questionaram os candidatos sobre a recuperação de dependentes químicos. O tucano disse que construiu 10 Caps em Cuiabá e vai investir para que esse programa seja ampliado no interior do estado. Mendes disse que concorda com investimento do estado nas clinicas de recuperação e afirmou priorizar esse programa no seu governo.

Empresários pedem novo posto fiscal e redução da tributação em MT
21h22

Os empresários de Barra do Garças perguntaram aos candidatos qual é a proposta deles para redução da carga tributária do estado e sobre o posto fiscal de Pontal do Araguaia e sobre a possibilidade de desafogá-lo.

Santos voltou a criticar o governo Silval Barbosa, que, segundo ele, tem o superintendente do DNIT, Luiz Antônio Pagot, e teria como fazer o anel viário e construir um novo posto fiscal, desviando as carretas do centro da cidade. “Eu vou fazer esse anel viário, como Dante teria feito se tivesse vivo”, asseverou. Wilson defendeu a redução tributária para abrir mais empresas e gerar mais empregos.

O candidato Mauro foi mais enfático tentando conquistar a platéia ao falar sobre esse assunto. Ele chegou a dizer que o governo age de forma “burra” . Para ele, o governo erra quando não reduz a carga tributária porque perde a oportunidade de gerar mais empregos e divisas. “É lógico que imposto mais barato em MT vai chamar mais investimentos”, ponderou Mendes.

Em tema livre, candidatos disparam contra Silval e cobram explicações sobre maquinários
21h27

Durante uma rodada de tema livre, Mendes questionou Wilson sobre como ele viu o escândalo dos maquinários no programa 100% Mato Grosso equipado. O tucano aproveitou o gancho para dizer que o governador não tem explicação sobre o superfaturamento das máquinas e classificou como roubo o acontecido. Para o candidato do PSDB, " é por questões como essa é que peemedebista não compareceu ao debate. Para não explicar a sociedade o que realmente aconteceu nesse fato".

Mauro na sua réplica sobre o assunto disse que já questionou Silval sobre esse escândalo pessoalmente. “Eu fiz essa pergunta sobre o maquinário com a presença dele (Silval). Não estou aproveitando da ausência dele para comentar o assunto” disse Mendes. O socialista classificou como inexplicável aquisição de maquinários pelos preços mencionados na denúncia e lembrou que Pedro Taques denunciou esse fato.

Mendes chegou a dizer que esse escândalo seria um dos motivos pelo qual ele não aceitou o convite para ser vice de Silval. “Questões como essa, onde eles fogem das explicações, é que me fizeram recusar o convite para ser o vice desse grupo” comentou.

Wilson Santos apela ao emotivo para conquistar acadêmicos
21h36

Nas considerações finais, o tucano Wilson Santos apelou para sua excelente oratória tentando conquistar mais simpatizantes ao seu nome. O peesedebista voltou arrancar aplausos da população ao falar sobre a sua biografia como professor e político destacando sua atuação na prefeitura de Cuiabá. Segundo o Galinho, ele está preparado para ser o governador.

Wilson disse ser da região do município de Britania-GO, e que conhece os problemas do Araguaia. Ele prometeu fazer o máximo para ajudar no desenvolvimento da região. Segundo o tucano, o Araguaia precisa da pavimentação da BR 158, a federalização da MT-100 e a reativação do programa da hidrovia Araguaia/Tocantins.

Ele afirma se sentir preparado para ser o governador de Mato Grosso e pediu o voto dos acadêmicos, professores e do público que acompanha o debate. Wilson lamentou a ausência do governador Silval e pediu que a região avalie as propostas deles.

Wilson pediu votos para ele, para o candidato a presidente José Serra, os candidatos ao senado e de sua chapa a deputado estadual e federal.

Mendes diz que o seu perfil garante desenvolvimento ao Araguaia e a MT
21h39

Nas considerações finais, Mauro mostrou ser uma pessoa centrada e exaltou a sua trajetória como empresário que, segundo ele, pode servir ao estado de Mato Grosso. “Eu me sinto preparado para essa missão. Não digo que sou melhor do que ninguém, até mesmo daqueles que não compareceram ao debate. Mas tenho um trajetória de vida que comprova minha seriedade”, cocluíu.

Mauro voltou a criticar a ausência de Silval e afirmou que o candidato peemedebista é conhecido em Cuiabá como “sombra” porque estaria se escondendo na sombra de Dilma, Lula e até mesmo do ex-aliado Blairo Maggi.

Mendes terminou destacando que o Araguaia precisa de um governo que enxergue a região como um eldorado, a qual pode ser tornar uma potência para Mato Grosso.

Atualizada e corrigida às 23h35
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet