Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Usina

Remarcadas audiências sobre Teles Pires em cinco cidades

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) remarcou cinco audiências públicas, no nortão, para debater o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) feito pela Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), para construção da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Sinop, no Rio Teles Pires, a ser construída entre Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Itaúba e Cláudia.


Inicialmente, as audiências estavam marcadas para junho, mas foram canceladas depois de pedido do Ministério Público. Agora, o secretário Alexandre Maia publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, que os debates acontecerão no mês de novembro.

A primeira audiência será em Ipiranga do Norte, dia 16, em Sorriso dia 17, Sinop dia 18, Cláudia dia 19 e, em Itaúba, dia 20, sempre às 19h30. Em Sinop será no auditório da Unemat e nas outras quatro cidades nas câmaras de vereadores.

Após a realização das audiências, a Sema analisará a probabilidade de emissão de licenças de instalação e operação da UHE. A usina terá capacidade de gerar 461 megawatts de energia e será interligada ao sistema nacional. Como vai alagar áreas rurais nos cinco municípios, é necessário discutir o dano ambiental com a sociedade.

Sinop será o município que terá a maior área alagada, com 193 quilômetros quadrados, o que representa 4.9% do município. Em seguida aparece Cláudia, com 50 km (1.30%); Itaúba, com 40 km (0,91%); Ipiranga do Norte, com 25 km (0,73%); e Sorriso, com 18 km (0,19%).

De acordo com os estudos da EPE, 862 famílias serão atingidas pela enchente do reservatório, dos quais 408 são residentes nas margens do Teles Pires e 454 não residentes. Em Sinop serão 686 famílias – a maioria da Gleba Mercedes, Cláudia 59, Sorriso 52, Itaúba 39 e Ipiranga 26.

Pelo desenho arquitetônico do estudo de impacto, constata-se que a barreira terá um quilômetro de largura. A queda bruta d´água será de 30 metros e o parque de máquinas ficará nas proximidades da Fazenda Josefina, na divida entre Cláudia e Itaúba. Para chegar ao local será necessário percorrer 70 km na BR-163 a partir de Sinop – sentido Itaúba - e acessar mais 15 km, à esquerda, em uma estrada vicinal.

Para construção, estimasse que sejam investidos R$ 2 bilhões, incluindo os custos de construção da barragem, indenizações e até a construção de outra ponte, mais alta, na MT-220, entre Sinop e Juara, pois a atual será encoberta pelas águas.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet