Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Propostas e ideias de Taques ganham adesão no Osmar Cabral e Jardim Passaredo

As propostas e as ideias de renovação do candidato a senador Pedro Taques (PDT) já atingiram a população de bairros periféricos como Osmar Cabral e Jardim Passaredo, localizados na região sul de Cuiabá. Prova disso, é um fato ocorrido na noite desta terça-feira (14), em que, a caminho de uma reunião no Osmar Cabral, Taques parou para pedir informação a quatro entregadores de mercado. Os jovens ficaram surpresos, pois estavam falando justamente sobre um dos temas abordados pelo pedetista durante a sua campanha. O assunto tratado naquele momento era a redução da maioridade penal.


“Como pode votar com 16 anos e não pode ir preso?”, questionou Luis Gustavo, de 23 anos, morador do São João Del Rei. “A principal necessidade é garantir mais oportunidades para o menor porque o jovem não tem incentivo”, acrescentou. O candidato ao Senado reforçou que é contra a redução da maioridade penal, mas ponderou ser favorável à discussão. “Deve ser analisado caso por caso, senão negros e pobres é que serão punidos”, reforça o candidato.

Os outros três rapazes, chamados Hélio, William e Luan, aproveitaram a presença de Taques para ampliar a discussão sobre a violência. Também comentaram sobre educação e qualificação profissional.

Reunião com moradores

Ruas sem asfaltos e esgoto à céu aberto. Esses são dois dos problemas que gritam aos olhos de quem chega no Osmar Cabral. Em contrapartida, avista-se gente humilde, com muita esperança de que a falta de qualidade de vida seja sanada em breve. Essa foi a realidade mostrada ao candidato ao Senado, Pedro Taques.

Em um bate-papo com mães, pais, donas de casa, trabalhadores e jovens, Taques ouviu sobre as maiores dificuldades enfrentadas pela comunidade. Ele mais uma vez constatou que o jovem envolvido na marginalidade é um assunto frequentemente discutido no bairro. Para se ter ideia, de acordo com informações do site da Prefeitura Municipal de Cuiabá, até maio deste ano, foram registrados dezenas de boletins de ocorrência por furto, assalto e outros tipos de violência em quatro escolas municipais na região do Osmar Cabral.

Outro problema que reflete a indignação dos moradores é a falta de asfalto nas ruas. “Eu sou vice-presidente de bairro e passo vergonha porque nossas ruas não têm nem asfalto. Não sei se vocês viram no Jornal Nacional nessa semana, mas mostrou que 90% dos bairros de Cuiabá não têm rede de esgoto”, conta o vice-presidente do bairro Jardim Liberdade, Elísio Pereira. Com revolta, o trabalhador ainda diz que “o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) veio pra cá, daí fizeram as denúncias e as obras pararam”, se referindo ao escândalo desencadeado em Cuiabá, no ano passado, acerca do programa federal.

Pereira também levantou a temática do jovem envolvido com a criminalidade naquela região. Ele disse que os jovens não têm condições de trabalhar devido a precariedade que enfrentam no cotidiano. “Eu fico decepcionado de ver o tanto de candidato que teve oportunidade de fazer e não fez nada”, lamenta.

Nesse contexto, o ex-procurador da República acredita que a lei pode ser usada como instrumento de justiça. “Você que é trabalhador quer coisas simples: chegar do trabalho e poder comprar um pão com manteiga, quer que os seus filhos cheguem seguros em casa, porque as leis foram construídas pra isso”, disse o candidato aos ouvintes. “Quero que a constituição seja válida no dia-a-dia e não seja só um livro”. Taques defende ainda a ideia de que nos lugares em que os direitos de cada cidadão não estão vigorando, a Constituição está sendo rasgada.

Grande parte das pessoas que estiveram presentes na reunião acreditam que menores de idade devem trabalhar, mas Taques reforça que a educação formal e a técnica é fundamental para a inserção de jovens no mercado de trabalho. “Vivemos numa sociedade urbana, na qual a educação é essencial para o desenvolvimento econômico, ou seja, para conseguir um emprego”. Por esse motivo o candidato diz que lugar de criança é na escola.

Ar de renovação

Luis Gustavo, preocupado com a geração de sua filha Bianca, de 4 anos de idade, conta porque irá votar em Taques: “Conheço o Pedro e sei que ele não tem medo, não tem rabo preso com ninguém e tem pulso firme. A gente precisa de política pra viver e o Pedro é essa pessoa que representa a mudança”.

A dona de casa Creonice Leite revela: “Analiso o trabalho do Pedro e sempre acompanhei na mídia o que ele fez como procurador da República. Eu acho ele a pessoa ideal para ser senador e acredito que vai abrir muitas portas para o povo”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet