Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Política MT

descontrole

Blairo admite que estado não tem estrutura para conter queimada

Em entrevista na noite desta quinta-feira (23) ao programa Resumo do Dia na rádio 104 Amorim FM, de Rondonópolis, o ex-governador e candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) ao responder um questionamento de um dos jornalistas afirmou que o Estado de Mato Grosso, com uma área de 906 km², não tem estrutura para atender os inúmeros incêndios ocorridos neste período de estiagem e baixa umidade relativa do ar. Blairo cumpre extensa agenda de campanha no município desde terça-feira (21).


O ex-governador falou sobre a diferença entre incêndio e queimada. Para ele, a queimada é algo intencional e o incêndio ocorre naturalmente pela combustão através do intenso calor, o que é comum no cerrado. “Estamos vivendo um período de incêndio, queimadas são raras”, completou.

Em sua opinião, o ideal seria fazer queimadas preventivas para quando a estiagem iniciar não existir mais a palha seca nos campos. Além disso, colocou que pela extensão do Estado o problema foge do controle. “Não há estrutura mesmo. É um misto de tudo, natureza, descuido e falta de preparo do Estado”, admitiu.


Situação crítica

Com quase cinco meses sem chuva, a população de Rondonópolis e da região Sul de Mato Grosso tem sentido os efeitos causados pela longa estiagem, aliada à alta temperatura e baixíssima umidade relativa do ar. Na região Sul, os números de incêndios e queimadas estão sendo considerados os maiores dos últimos anos. Para o coronel do 3º Batalhão de Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, Vanderlei Bonoto Cante, este ano é sem dúvida o pior que ele já presenciou em 16 anos como bombeiro.

No início desta semana, Bonoto explicou que os bombeiros de Rondonópolis tiveram muito trabalho para conter diversos incêndios em fazendas da região. Um dos casos mais graves ocorreu em Pedra Preta, cerca de 30 km de Rondonópolis, em assentamentos e propriedades da zona rural do município. Na região do Prata, em Guiratinga, também houve um grande incêndio.

Outros locais ainda, como próximo da saída para Poxoréu e na BR 364, sentido Cuiabá, também tiveram incêndios controlados pelos bombeiros no início da semana, além de pelo menos dois focos de incêndios na zona rural de municípios próximos a Rondonópolis. O coronel destaca que todos os incêndios em fazendas da região tiveram início próximo das estradas, demonstrando que a situação ocorre pela ação humana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet