Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Paralisação

Médicos de Cuiabá entram em greve na próxima semana

Foto: Reprodução

Médicos de Cuiabá entram em greve na próxima semana
Menos de um mês após tomar posse como secretário de saúde de Cuiabá, o médico de São Paulo Antônio Pires Barbosa enfrenta sua primeira crise diante da pasta. Isso porque médicos que atuam na Capital decidiram cruzar os braços por tempo indeterminado, a partir da próxima terça-feira (26), devido à falta de reajuste no Índice de Valorização da Qualidade (IVQ), além das péssimas condições de trabalho encontradas nas unidades privadas e filantrópicas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).


Com isso, os atendimentos nos hospitais como Santa Casa de Misericórdia e Santa Helena e SóTrauma serão paralisados. Os profissionais decidiram em assembléia realizada pela categoria na noite de ontem, pela paralisação de 100% dos atendimentos ambulatoriais e eletivos, bem como a manutenção dos atendimentos de urgência e emergência. Os médicos de Cuiabá haviam deflagrado o estado de assembléia permanente no último dia 14 de março, quando aprovaram o indicativo de greve.

Na época, foi dado o prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cuiabá e o Conselho Municipal de Saúde se posicionassem sobre o assunto, além de que encaminhassem à categoria os documentos necessários para análise do pagamento dos valores referentes ao IVQ, bem como o índice pelo qual o Gestor Público afere a produtividade e a qualidade dos atendimentos realizados pelos profissionais.

“Eles foram comunicados da decisão, mas não deram nenhum crédito. Sequer viabilizaram a mesa de negociação com a categoria, muito menos encaminharam os documentos requeridos”, pontuou o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT) Edinaldo Lemos.

A proposta é a criação de uma Lei que regulamente o pagamento do honorário. O índice foi criado em 2002 para tentar corrigir a defasagem da tabela SUS, cujos valores, segundo a categoria, são incompatíveis com o grau de responsabilidade do trabalho médico. Assim, a crise na saúde atinge mais um setor da classe médica.

Entrevista Coletiva – o presidente do Sindicato concederá uma entrevista coletiva à imprensa para falar sobre a greve, na próxima quarta-feira (20), às 10h, na sede do Sindimed-MT, que fica localizado na rua general Vale, ao lado do Pronto Socorro de Cuiabá, edifício Marechal Rondon, térreo, sala 4. As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet