Olhar Direto

Domingo, 02 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Maluf cobra empenho do Estado para solucionar caos na saúde cuiabana

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) cobrou hoje (16) uma posição mais efetiva do Governo do Estado na busca por uma solução para o caos que se instalou na saúde de Cuiabá. Para o parlamentar, o Executivo Estadual deixou um passivo muito grande com a saúde pública municipal nos últimos anos, que precisa ser revertido.


“Não existe uma solução única para a saúde. O Estado tem um passivo com Cuiabá por esses últimos anos. Não adianta dizer que esse repasse de cerca de R$ 1 milhão é suficiente, pois não cobre nem mesmo as despesas”, disse Maluf.

Guilherme enfatizou que Cuiabá é a única referência em urgência e emergência de Mato Grosso e que precisa ser tratada com mais prioridade. O deputado também voltou a cobrar uma estadualização ou a construção de um Pronto Socorro Estadual em Cuiabá.

“Do que vai adiantar o Estado construir viadutos, trincheiras, VLT, investir em mobilidade urbana, se não conseguimos nem ao menos oferecer um tratamento digno aos nossos cidadãos. Cuiabá precisa ser a prioridade do Estado em saúde, com a construção de um Pronto Socorro Estadual que atenda urgência e emergência”, pontuou.

Maluf explicou que os grandes gargalos de atendimento do Pronto Socorrem de Cuiabá são as cirurgias ortopédicas de alta complexidade, o que reforça ainda mais a necessidade de uma unidade específica de atendimento de alta e média complexidade na Capital.

“Já sugeri ao secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, a reativação do Hospital das Clínicas para atender essa necessidade. É uma solução rápida para suprir essa necessidade de alta complexidade. A estrutura está pronta”, afirmou.

O deputado do PSDB propôs ainda uma mesa redonda com a participação de todas as categorias da saúde pública para se discutir um plano de ação para Cuiabá, debatendo não só as necessidades das categoriais, mas principalmente um novo caminho para a saúde cuiabana, voltado para o cidadão que carece de atendimento de qualidade.

Lemat – O parlamentar sugeriu que ao reativar a Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat), o Governo do Estado destine grande parcela dos rendimentos à saúde pública, ampliando os investimentos no setor.

“Se vamos reativar a Loteria do Estado de Mato Grosso, que seja para aumentar a capacidade de investimento na saúde, que precisa ser a prioridade”, ponderou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet