Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Empresário diz que mesmo com apoio, construção civil deve crescer menos em 2009

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Safady Simão, afirmou hoje (22) que se todas as medidas de apoio ao setor forem tomadas pelo governo, o crescimento da construção civil em 2009 deve ser inferior ao de 2008, ficando em 5%.


“A construção civil vai crescer mais de 9% em 2008, e não acharia nada de mais se nós falarmos em 5%, em 2009, se todas essas medidas que estamos conversando com o governo, não só para a área imobiliária, como para a de infra-estrutura, forem tomadas. O setor tem fôlego para isso”, disse Simão ao sair da reunião de Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CDES) no Palácio do Planalto.

“O país precisa de muita proteção e muita coisa está sendo estudada. O governo está estudando desoneração tributária e uma série de propostas não só para o setor [da construção civil] , como em geral”, acrescentou Simão.

Na reunião de hoje, o presidente da Cbic afirmou que o setor cobrou da Receita Federal a redução da burocracia para emissão da certidão negativa de débito. “Isso está trazendo problemas para o país inteiro, está travando o mercado imobiliário, o de registros de incorporação, a liberação de financiamento. É tão sério que o governo editou uma medida provisória para que os bancos oficiais se livrem da certidão de débito para poder funcionar.”

O presidente da Cbic comemorou a redução da taxa básica de juros (Selic), anunciada ontem (21) pelo Banco Central. Ele pediu que o intervalo das reuniões do Conselho de Política Monetária (Copom) seja menor. “Achei que já estava mais do que na hora de começar a reduzir. O sinal do Copom de reduzir 1 ponto percentual é mais do que claro de que o ele não está mais preocupado com a inflação. Então, essa idéia de reduzir o prazo [das reuniões] e de acelerar a redução da taxa de juros me parece absolutamente razoável”, argumentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet