Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sejusp investe na ressocialização de adolescentes

Oferecer um trabalho completo ao jovem e adolescente em conflito com a lei, dando atenção especial à educação e momentos de lazer e descontração. Este é o desafio do Centro Socioeducativo do Pomeri, segundo a diretora Maria Giselda da Silva. “Em 2008 tivemos como objetivo principal mudar um pouco o funcionamento do complexo, além de apresentar novas atividades aos jovens e adolescentes da unidade”, comenta.


Um exemplo é a implantação do Conselho Disciplinar, através de iniciativa da Superintendência Socioeducativa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Formado por representantes da diretoria do complexo, psicólogos, assistentes sociais, advogados e agentes orientadores, o conselho tem por objetivo regular a disciplina e estabelecer penas a infrações cometidas pelos adolescentes em internação. “Esta ação resultou numa mudança de comportamento dentro das unidades, pois toda infração cometida é encaminhada ao conselho para tomada de providências. Além disso, os pais dos adolescentes também são informados de tudo o que acontece no complexo”.

O secretário-adjunto de Justiça, Zaqueu Barbosa, destaca um dos investimentos da Sejusp no trabalho com os adolescentes que foi a aquisição, no valor de 100 mil reais, de novos colchões para unidades socioeducativas de Mato Grosso. Foram substituídos os colchões antigos do Complexo Pomeri e da unidade de Rondonópolis, além de gerar uma reserva para a abertura de novas unidades para jovens em conflito com a lei que serão construídas no interior do estado.

Maria Giselda explicou que uma das prioridades da diretoria do Centro Socioeducativo em Cuiabá é a valorização da responsabilidade do adolescente em conflito com a lei dentro da unidade. “Quando eles receberem os colchões estarão cientes de que são responsáveis pelo zelo do objeto. Caso haja depedração, o jovem responsável será encaminhado ao Conselho Disciplinar para devidas providências”, alertou.

ARTE E EDUCAÇÃO - Esporte, lazer e atividades educacionais também foram preocupações da equipe do Centro Socioeducativo em 2008. No último mês de dezembro, os jovens e adolescentes do Complexo participaram da Copa de Futsal e Natação. Organizada pela equipe de professores de Educação Física da Sejusp e da Escola Estadual Meninos do futuro, a Copa de Futsal e Natação aconteceu entre os dias 15 e 17 de dezembro de 2008 e contou com a participação de mais de 120 “atletas” em ambas as modalidades, sendo que na natação 7 deles ficaram entre os 10 primeiros medalhistas.

Além disso, os adolescentes tiveram cursos de artesanato e teatro entre outras atividades. Entre as atividades que mais chamam atenção dos adolescentes estão a discotecagem e o hip hop, uma parceria da Central Única das Favelas (Cufa), que neste ano retoma as ações novamente dentro do Complexo do Pomeri.

Os adolescentes egressos – que já saíram da unidade, mas ainda cumprem medida – também tiveram um momento de lazer em um parque aquático na capital. Organizado pela Superintendência, a confraternização reuniu vários adolescentes. “Essas ações são importantíssimas para a reintegração à sociedade. O adolescente precisa de um tratamento de qualidade, de forma a gerar mudança efetiva dentro dele. Dessa forma conseguimos diminuir a reincidência”, afirma Maria Giselda.

OUTRAS AÇÕES - Maria Giselda comenta que neste ano, o Centro Socioeducativo já prepara uma série de inovações. “Vamos dar início às aulas de informática, com o objetivo de começar uma capacitação profissional com os adolescentes. Nosso objetivo é um dia reinserí-los já prontos para o mercado de trabalho”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet