Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Governo Itinerante Municipal atende moradores da Vila Operária

O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, e todo o secretariado de governo participam nesta terça-feira (13/07), de uma reunião com a comunidade do distrito da Vila Operária, formado por 54 bairros. O Governo Itinerante Municipal começou às oito horas, com previsão de término para as 16 horas. Além de presidentes de bairro e lideranças comunitárias da região, estiveram presentes no centro comunitário da Igreja São José Operário os vereadores Lourisvaldo Manoel de Oliveira (Fulô), Mariúva Valentin Chaves, Cido Silva, Ananias Filho, Reginaldo Santos e Adonias Fernandes.


O sistema usado pela administração para realizar os trabalhos consistia na apresentação, por parte das lideranças comunitárias, dos problemas enfrentados pelos moradores dos bairros, e logo depois, cada secretário respondia pelos assuntos ligados a sua pasta. “Estamos aqui para trabalhar em conjunto com a sociedade, para ouvir dos moradores quais são suas principais necessidades, onde é fundamental investir; o trabalho realizado em parceria é mais eficiente e gera mais resultados concretos”, ressaltou Zé do Pátio.

A secretária de Promoção e Assistência Social Neuma de Morais, de Educação, Marilda Soares Rufino; de Receita, Regina Celi; de Esporte, Cultura e Lazer, Susan Meire Moretti Binha e os secretários de Governo, Milton Gomes da Costa (Miltão); de Saúde, Valdecir Feltrin; de Finanças, Adão Nunes; de Desenvolvimento Econômico, Valdemir Soares Castilho (Biliu); de Meio Ambiente, Lindomar Alves e de Planejamento Antônio Miranda compareceram ao centro comunitário para sanar as dúvidas dos moradores.

A diretora geral do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Terezinha Silva de Souza, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Darcy Lovato, também participaram da reunião. O servidor João César representou o secretário de Infraestrutura e Genilton Pereira, gerente da Secretaria de Agricultura, representou o secretário Valdir Correia.

No início da reunião um dos assuntos que mais levantou questionamentos foi a situação ambiental da região. A irmã Isabel Pereira da Silva passou ao prefeito as carências acerca do Córrego do Canivete e os problemas que envolvem o projeto de autoria do Governo Estadual e aproveitou para questionar sobre o andamento da construção do Parque do Lajeadinho. Ambos os assuntos foram respondidos pelo prefeito, que disse, a respeito do córrego, que a prefeitura procura mediar com o poder público estadual um projeto que atenda os anseios da comunidade local. Já sobre o parque o prefeito respondeu que o projeto já foi definido em planta e que ainda este ano a construção do espaço público será iniciado.

Isabel levantou a questão da poluição sonora, ao qual o secretário Lindomar Alves se prontificou a explicar as exigências sobre o controle de emissão de ruídos e como o município se comporta diante da legislação federal e de suas resoluções sobre os limites de intensidade de ruído. “A secretaria procura ver o lado de todos e resolver a questão de forma que todos tenham seus anseios atendidos, e tanto comerciantes como moradores tem que entender que a cidade é um espaço de convívio público; e nossa tarefa é combater a perturbação do sossego público”, declarou.

A diretora Geral do Sanear falou sobre a problemática do aterro sanitário e do ‘lixão’ de Rondonópolis, que estende por mais de 20 anos. “Temos que ter consciência que há a necessidade de recuperar a área e que precisamos instalar na cidade uma usina de reciclagem para diminuir a quantidade de lixo”. Terezinha adiantou que existem empresas interessadas em investir na construção de uma usina e que o governo municipal está trabalhando no sentido de solucionar a destinação dos resíduos.

Outro ponto importante abordado pela diretora do Sanear foi a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, lei esta que está sofrendo grande pressão por parte dos municípios para que seja aprovada. “Com a aprovação desta lei teremos autonomia para tratar com mais propriedade a destinação dos resíduos”, completou. Terezinha discutiu com as lideranças comunitárias e com os moradores assuntos como esgoto, lixo, resíduo e drenagem. “O Sanear não pode ser simplesmente fornecedor e cobrador de água e esgoto: devemos contribuir para a melhoria ambiental em todos os sentidos”.



CRÍTICAS E ELOGIOS – A população de vários bairros que fazem parte da região da Vila Operária fez críticas ao trabalho da prefeitura, porém não se furtou em elogiar muito do que se tem feito em prol da população pela gestão municipal. O presidente do bairro Carlos Bezerra II criticou a falta de asfalto e problemas relacionados à habitação e educação, ao que o prefeito respondeu que a administração está investindo na construção de 250 casas na região, além de estar esperando a chegada de recursos para dar início as obras de pavimentação asfáltica do local.

A secretária Marilda Rufino esclareceu que um projeto já foi encaminhado para os governos estadual e federal sobre a construção de uma escola na região. “Já cadastramos o projeto no Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do programa Pró-Infância”.

O presidente da Vila Mineira destacou o belo trabalho realizado pela prefeitura no bairro e cobrou a cobertura da quadra de esporte, a construção do salão comunitário e a instalação de mais uma linha de ônibus, enquanto o presidente do bairro Serra Dourada ressaltou o trabalho do setor de Regularização Fundiária da Secretaria de Promoção e Assistência Social junto aos moradores da região. Lembrou ainda da rede de esgoto que está sendo feita no bairro e reivindicou o asfaltamento do local, assim como a construção de uma quadra de esportes.

O presidente da Vila Mariana destacou a falta de sinalização e a necessidade de um redutor de velocidade (quebra-molas) no bairro e parabenizou o trabalho da Secretaria de Infraestrutura, do Sanear e da Coder junto a população. Presidentes dos bairro Jardim Tropical, Jardim Inês, Jardim Reis, Jardim Mirassol, Santa Fé, Vila Verde, Três Poderes e outros também foram atendidos pelo prefeito durante o Governo Itinerante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet