Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

TRANSPARÊNCIA

MT deve melhorar acesso à informações, avalia o portal Contas Abertas

O portal da transparência do governo de Mato Grosso (http://governotransparente.mt.gov.br) possui parte dos itens exigidos para a interação com o internauta, como Manual de Navegação, além do serviço Fale Conosco por telefone e e-mail. O serviço não possui, porém, Glossário e Perguntas Freqüentes nem possibilita download completo do banco de dados.


A avaliação foi feita pela entidade Contas Abertas por meio do Projeto de Fomento à Transparência nas Contas Públicas Brasileiras, que elaborou o Índice de Transparência, lançado na semana passada, em Brasília. O Índice sugere uma série de melhorias no portal da transparência mantido pelo governo estadual.

Entre as exigências para que o Estado se adapte à Lei complementar 31, que determina a publicação de informações pormenorizadas, em tempo real, sobre a execução orçamentária da União, Estados e Municípios, o Índice de Transparência sugere que o Estado permita ao internauta realizar consultas semestrais, trimestrais, bimestrais e mensais. Atualmente somente pesquisas sobre o acumulado no ano estão disponíveis.

De acordo com a análise do Índice de Transparência, o conteúdo do portal não se encontra em um único site e não existe um link imediato na página principal para as informações disponibilizadas em outros portais, como os relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), disponíveis apenas no site da Secretaria de Fazenda do Estado.

Segundo avaliaram os técnicos do portal Contas Abertas, nem todo o conteúdo está disponível em HTML, mas é possível efetuar download em Excel de parte das informações. O portal não se enquadra no padrão ideal de URL (http://transparencia.uf.gov.br). O que permite identificação com os outros portais criados pelos governos e pela União.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet