Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Política e Cultura

PCult realiza nova reunião em Cuiabá e aprova carta nacional de propostas

O Partido da Cultura, PCult, aprovou na noite dessa terça-feira (27), durante reunião em Cuiabá, uma carta de propostas nacionais para o setor, a ser encaminhada aos políticos e candidatos de atuação federal.

O Partido da Cultura, PCult, aprovou na noite dessa terça-feira (27), durante reunião em Cuiabá, uma carta de propostas nacionais para o setor, a ser encaminhada aos políticos e candidatos de atuação federal. O próximo passo é desenvolver uma carta com as principais demandas locais.


Essa foi a segunda assembleia realizada pelo movimento em Mato Grosso, que pretende ampliar o debate cultural com os candidatos das eleições 2010 e com a sociedade, apresentando e sensibilizando a todos sobre as reais demandas do setor.
A primeira e uma das mais importantes necessidades pleiteadas – já que, sendo concretizada, permitiria o desenvolvimento de outras – é a fixação de recursos para a cultura nos orçamentos anuais, o que já existe para outros setores.

O pedido é para que a União aplique anualmente pelo menos 2%, os Estados e o Distrito Federal, 1,5%, e os Municípios, 1%. Tais valores são substancialmente pequenos em relação às aplicações previstas em outros setores, mas seriam de grande benefício ao setor cultural, que, na prática, não tem acesso atualmente a metade dos recursos propostos.

O PCult realizará assembleias em Cuiabá todas as terças-feiras até as eleições. Sociedade e candidatos estão todos convidados a participar do movimento, que é suprapartidário e pretende reunir diferentes candidatos, partidos e ideologias, com objetivo de somar ideias e propostas. Já foram marcadas reuniões em algumas cidades do interior.

Os candidatos ao governo estadual terão espaço, um em cada assembleia, para apresentar suas propostas na área da Cultura. Mauro Mendes (PSB) e Wilson Santos (PSDB), por enquanto, foram os que já confirmaram participação. Os candidatos ao Senado também terão o mesmo espaço e todos já se manifestaram positivamente.

O Partido da Cultura já se articula em 25 estados brasileiros. Mais informações no Twitter @PCult_MT e no blog do movimento.

Confira a carta de propostas, na íntegra, clicando aqui.

Leia também:

Setor cultural cria PCult para ampliar debate com políticos e sociedade
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet