Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

Seduc quer acolhimento especial para retorno dos alunos

As escolas devem preparar “aulas magnas” para recepcionar os alunos no próximo dia 9 de fevereiro, data do início do ano letivo. Esta é uma das recomendações da secretária adjunta de Políticas Educacionais, Rosa Neide Sandes de Almeida. Ela sugere ainda que essa recepção seja feita com um culto ecumênico e atividades lúdicas, preferencialmente através do convite a grupos que exerçam atividades artísticas e culturais no entorno da escola.


“Devemos receber cada um de nossos alunos como a um filho muito especial que acabou de chegar, com o ambiente mais acolhedor possível”, defende a secretária adjunta. A dirigente alerta que essa recepção não deva ser feita somente pela direção, mas também pela representação de pais e alunos no Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar.

Para este período de planejamento, que antecede o início das aulas, Rosa Neide recomenda que o processo ocorra com a participação de todos os segmentos. “Temos que unir esforços no sentido de garantir um ano letivo produtivo com metas bem definidas rumo à qualidade social da escola e especialmente aos resultados positivos de aprendizagem dos nossos alunos”, preconiza. A preparação da escola e todos os encaminhamentos necessários para o ano letivo devem ser organizados e anunciados agora, na semana pedagógica.

A secretária adjunta lembra ainda que 2009 é o ano de realização de mais uma Prova Brasil e que as escolas devem se preparar para esta avaliação. Rosa Neide sugere a realização de simulados e estudos no Projeto Sala do Professor, a fim de se discutir a metodologia de avaliação utilizada pelo MEC na organização das provas.

A dirigente destaca que o gestor da escola é o guardião do cumprimento do que 'reza' o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar. Isso inclui, por exemplo, o acompanhamento dos dias letivos, da carga horária, das horas atividades e do apoio aos alunos com dificuldades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet