Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Madeira apreendida em MT será doada a vítimas de enchentes em SC

O Juizado Especial de Meio Ambiente de Cuiabá, em Mato Grosso, aprovou a doação de mil metros cúbicos de madeira para os desabrigados por enchentes em Santa Catarina. A madeira, apreendida em fiscalizações ambientais, servirá para a construção de novas casas.


Segundo nota publicada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq), órgão responsável por armazenar madeira apreendida, o material doado equivale a 80 caminhões carregados de tábuas, e servirá para construir 150 casas de madeira e mais 120 de alvenaria – onde o material será usado para a sustentação dos telhados.

De acordo com Ana Peterlini de Souza, promotora do Ministério Público Estadual de Mato Grosso, a maior parte da madeira foi apreendida porque estava sendo transportada ou vendida sem os documentos obrigatórios. “A legislação permite que essa madeira, por ser perecível, seja doada”, explica.

Para carregar o material por mais de dois mil quilômetros entre Cuiabá e as cidades atingidas por enchentes no sul do país, estão sendo feitos acordos com a Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat), que realizarão o trabalho de forma voluntária.

Em Mato Grosso, a prática comum é destinar o material para prefeituras e entidades assistenciais locais. Segundo Souza, por este ser um caso mais complexo, em que a madeira vai para outro estado, a doação só será liberada quando todos os detalhes forem acertados. “Fizemos um termo de cooperação com o governo de lá para eles receberem e prestarem contas. Precisamos ter a segurança de que isso vai chegar ao destino final”, afirma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet