Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Elevar impostos sobre álcool ajuda a reduzir consumo da bebida

Impostos mais altos sobre o álcool podem mais do que simplesmente trazer uma maior quantia de dinheiro para os orçamentos problemáticos do governo. Um novo estudo oferece "evidências estatisticamente impressionantes" de que o aumento das taxas sobre o produto também reduz o consumo de álcool.


O autor principal do estudo, Alexander C. Wagenaar, da Universidade da Flórida, contou que a redução no consumo de álcool foi observada por toda a população, tanto entre pessoas que bebem socialmente quanto entre pessoas com problemas em relação às bebidas. A análise, publicada na edição de fevereiro do jornal "Addiction", é uma revisão de mais de 110 estudos sobre o tema. Com a alta dos preços, descobriu o estudo, as pessoas têm uma tendência menor a beber. E, quando bebem, bebem menos. As descobertas são verdadeiras tanto para adolescentes quanto para adultos.

Apesar de estudos terem demonstrado que o consumo moderado de álcool pode ter efeitos benéficos para a saúde, outra pesquisa mostrou que reduzir a ingestão de bebida alcoólica como um todo tem um benefício social mais amplo, disse Wagenaar. "Áreas com pessoas que bebem mais têm índices mais altos de uma variedade maior de problemas (por exemplo, ferimentos, problemas crônicos de saúde e mortes)", afirmou ele por e-mail.

Ele discordou das pessoas que criticam o aumento dos impostos sobre o álcool argumentando ser injusto com os consumidores moderados. Abstêmios e pessoas que bebem muito pouco, ele disse, na verdade subsidiam os consumidores assíduos, pois custos relacionados ao consumo do álcool são refletidos em diversos itens, como seguro de automóvel e assistência médica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet