Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

TRE vai a Juína discutir segurança das eleições

A equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, polícias Federal, Militar e Civil visitou nesta sexta-feira (17/9) a Zona Eleitoral de Juína, que abrange também as cidades de Aripuanã, Juara e Cotriguaçu, para tratar da segurança nas Eleições Gerais de 2010. A regional de Juína possui uma grande concentração de eleitores em área rural, com 82 locais de votação. A área urbana concentra 41 locais.


Conforme o planejamento inicial da Polícia Militar, apresentado pelo tenente coronel Cleucimar Rabelo, a regional receberá um reforço de 143 policiais para atuar nessas regiões.

O encontro na regional de Juína trouxe aspectos bastante preocupantes com relação ao município de Colniza, em virtude da longa distância de alguns locais de votação e pelo histórico de violência da cidade, que já foi considerada uma das mais violentas do país.

LOCAIS DE VOTAÇÃO A 480 KM DA CIDADE

Em Guatá, região pertencente à 11ª Zona Eleitoral de Aripuanã, por exemplo, a juíza eleitoral Aletéia Assunção Santos destacou que o distrito se encontra a 480 quilômetros de distância do núcleo urbano da cidade e que será necessária uma atividade de prevenção contra possíveis irregularidades no dia do pleito. A urna se deslocará até o local de aeronave.

O Coronel da Polícia Militar Cláudio Monteiro, Comandante da Regional 8 de Juína, esclareceu que já estão previstas algumas operações específicas, visando o desarmamento e instruções aos eleitores sobre as práticas proibidas no dia da eleição.

Ele elogiou a iniciativa do TRE-MT, de enviar um representante da presidência para percorrer as regiões do Estado a fim de traçar uma ação conjunta das polícias para garantir a segurança das eleições. “Considero muito salutar essa visita aos pólos regionais. Nós que atuamos na área conseguimos identificar mais facilmente a realidade de cada município”, disse o coronel.

O juiz eleitoral Wagner Plaza Machado Junior, da 28ª Zona Eleitoral de Juara, manifestou sua preocupação com a questão da segurança, que deve garantir também a lisura do pleito. Na análise do juiz, Juara também tem se mostrado uma cidade bastante violenta. “Todo final de semana se tem notícia de ocorrência de homicídios na cidade”.



O major Sebastião Pereira, responsável pela região de Juara, já determinou a realização de blitz visando o desarmamento e informou que essas ações vão resultar em maior segurança no dia da eleição.

O tenente coronel Cleucimar Rabelo, coordenador geral de planejamento das eleições pela Polícia Militar, juntamente com o major Valter Razera, estarão providenciando também um reforço com o envio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) visando combater esse alto índice de violência evidenciado no encontro.

O destaque do juiz eleitoral da 48ª Zona Eleitoral de Cotriguaçu, Gabriel da Silveira Matos, foi para as regiões distantes, cerca de 160 km de estrada de chão, que não possuem sequer comunicação fixa ou móvel. “A comunicação, além de outros fatores, também é fundamental para garantir a segurança”, enfatizou o juiz.


JUIZ DO TRE EXPLICA OBJETIVO DA MISSÃO

“O intuito é exatamente esse. Coletar informações que só quem vive a realidade do município pode nos fornecer. E agilizar, sem burocracias, o processo que garantirá a segurança dos eleitores mato-grossenses das regiões mais longínquas”, disse o juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Rodrigo Roberto Curvo, na reunião com os representantes das polícias Federal, Militar e Civil. O magistrado ainda completou que as reuniões visam buscar dados que ajudarão a Polícia Militar a atuar efetivamente nas áreas mais problemáticas.

O tenente coronel Rabelo declarou que a regional de Juína será priorizada e terá maior atenção no planejamento em vista do quadro apresentado pelas autoridades locais.

A caravana do TRE-MT deixou Juína e seguiu para o pólo regional de Sinop, para se reunir com os juízes e comandantes regionais dos municípios de Lucas do Rio Verde, Colíder, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Guarantã do Norte e Nova Monte Verde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet