Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

TJJMT ?

Genro de ministro Brito renuncia a ações no STF e no TSE

05 Out 2010 - 20:38

Da Redação MC/Com informações comportilhadas pelo G1

O advogado Adriano Borges, genro do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, renunciou nesta terça-feira (5) a todas as causas em que atuava naquela corte judicial e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclusive  defesa dos magistrados de Mato Grosso que foram afastados em decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por desvio ético e de função.


Borges, segundo sua assessoria, decidiu deixar de atuar nesses tribunais “para não causar constrangimento às Cortes, nem prejuízos aos clientes já que está sob investigação”.

A decisão envolve também a mulher de Borges, Adriele Pinheiro, filha de Ayres Britto, por ela ser sócia do marido no escritório de advocacia. O advogado tem 11 processos em tramitação no STF e cerca de 60 no TSE.

Borges é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por ter aparecido em um vídeo que mostra o ex-candidato ao governo do PSC no Distrito Federal, Joaquim Roriz, negociando com ele a participação na banca de advogados que iria defendê-lo no julgamento sobre a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano.

A contratação do genro de Ayres Britto provocaria o impedimento do ministro do STF, devido ao parentesco. Se Ayres Britto não tivesse participado da votação, o resultado do julgamento poderia ter sido diferente. Com o resultado no STF, Roriz renunciou à candidatura e indicou sua mulher, Weslian Roriz, para substituí-lo na disputa.

No final da tarde desta segunda (4), Roriz entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) a íntegra do vídeo em que aparece negociando com o genro de Ayres Britto. O material será entregue à Polícia Federal para perícia.

Na semana passada, foi aberto um procedimento administrativo para apurar o encontro entre Joaquim Roriz e o genro de Ayres Britto. O pedido para que o episódio fosse investigado foi feito pelo presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso.

Durante parte do vídeo, que tem duração de 1 hora e 11 minutos, Roriz e Borges entram em uma sala e iniciam uma conversa. Roriz só aparece entrando na sala. Depois disso, ele senta em uma cadeira, mas não aparece mais na imagem. Borges aparece o tempo todo de costas, supostamente conversando com o ex-governador. No áudio, uma das vozes seria a de Roriz.

De acordo com o vídeo, Roriz perguntou: "Eu gostaria da sinceridade sobre o voto do seu sogro". Após balbuciar palavras desconexas, Borges responde: "Com isso aí ele não vai participar. Tá impedido". Roriz continua: "Então é o êxito". E o advogado responde: "É um êxito de certa forma". O ex-governador afirma: "Com isso, eu ganho folgado".

Durante a conversa gravada, Borges fala sobre honorários e diz que já havia contratado uma equipe para trabalhar no processo. Na gravação, Adriano Borges sugere um valor de R$ 4,5 milhões pelos serviços. Roriz disse que não tinha tal quantia e que não havia possibilidade de pagar o que o advogado pedia.

No final da conversa, Roriz oferece R$ 1 milhão para que Borges apenas conste da lista de seus advogados. Não houve acordo porque o genro de Ayres Britto insistiu em ser o principal advogado da ação. Estando na lista ou assinando como defensor principal, a sua atuação levaria Ayres Britto a se declarar impedido. Em um caso anterior semelhante com o genro no Supremo, ele havia procedido desta forma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet