Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Corte de gastos

Secretarias de saúde reivindicam a não redução de repasses do governo

O Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS - MT) procurou o secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Mato Grosso na tarde desta quarta-feira (6) para garantir que a contensão de gastos anunciada ontem pelo Executivo Estadual não atinja a área da saúde.


A preocupação dos municípios é que o repasse estadual sofra redução por conta da meta de cortar R$ 100 milhões dos gastos da máquina pública. Elizeth Araújo, que presidiu a reunião pelo lado do COSEMS, afirma que este é o período anual em que os municípios mais necessitam das verbas estaduais.

“A arrecadação do município ocorre praticamente toda no primeiro trimestre. Neste momento nós necessitamos muito dos repasses e que eles sejam feitos em dia”, declarou Elizeth, lembrando que além do compromisso de não redução das verbas, os municípios reivindicam que os repasses sejam repassados nos prazos certos.

Na reunião, o secretário Eder Moraes garantiu que tanto a saúde quanto a educação não sofrerão um corte sequer. Eder garantiu aos secretários presentes na reunião que a meta do governo é passar um pente fino na administração pública para enxugar gastos que podem ser considerados desnecessários, mas que os assuntos prioritários não serão afetados.

O secretário afirmou que o Estado esta esperando receber R$ 350 milhões que deixaram de ser repassados pelo governo federal por conta do período eleitoral. Segundo o secretário, o estado teve de desembolsar esse montante durante este período, mas que agora, após a eleição, os repasses devem voltar a normalidade e o fluxo monetário do erário estadual se estabilizará.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet