Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

SÊXTUPLA

Advogado de MT se diz honrado com indicação para compor lista do STJ

O advogado mato-grossense Elarmin Miranda, indicado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para compor uma das três listas sêxtuplas que concorrerão a uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça, considera a indicação uma grande honra. “Para mim a grande distinção está em ter sido escolhido pelo Conselho Federal e, caso venha a ser escolhido para o STJ, pretendo laborar com a experiência de mais de 33 anos de advocacia, com a noção do mundo jurídico que tenho como advogado”.



Ele considera de extrema importância a composição dos Tribunais Superiores com integrantes da Advocacia e do Ministério Público, justamente por não serem juízes de carreira e poderem oferecer visões diferenciadas que só servem para colaborar e aperfeiçoar o próprio Sistema Judiciário. Elarmin Miranda concorrerá à vaga aberta com a aposentadoria do ministro Nilson Naves.

Elarmin Miranda é natural de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, tem 62 anos, dois quais mais de 33 anos de militância na advocacia. Por duas vezes foi conselheiro federal da OAB, nos anos de 1989 a 1990 e 2003 a 2006; além de ter sido membro das Comissões de Direito Eleitoral, de Exame da Ordem e de Assuntos Fundiários da Ordem. Já ministrou aulas de Direito Penal e Civil, e entre outros, foi procurador-geral do município de Cuiabá, secretário de Estado de Justiça e superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Escolha dos nomes - Ao todo, a OAB apresentou 18 candidatos em três listas sêxtuplas. As listas tríplices, a serem encaminhadas ao Presidente da República visando ao preenchimento das três vagas destinadas à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), serão escolhidas em sessão do Tribunal Pleno do STJ no próximo dia 9 de novembro, às 17h30.

O STJ elegerá três candidatos de cada uma das listas para encaminhar à apreciação do presidente da República. Este indicará os três novos ministros, que ainda passarão por sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal e aprovação pelo Plenário daquela Casa Legislativa antes da nomeação. Com informações da Assessoria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet