Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Gás natural

Governador garante gás no estado e diz que Petrobrás arrendará a EPE

O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou nesta sexta-feira (22) que a Petrobras irá assumir a administração da Usina Governador Mário Covas (Termelétrica de Cuiabá), atualmente sob a responsabilidade da Empresa Pantanal Energia (EPE), pelo prazo de dois anos.


Ao retornar da Bolívia, Silval concedeu coletiva à imprensa e garantiu o abastecimento do gás natural com respaldo do ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas, após reunião realizada ontem, na sede da estatal boliviana Yacimento Petrolíferos Fiscales (YPFB), em Santa Cruz de La Sierra (BO). Porém, ainda não há data prevista para que a usina retome as operações.

A negociação é baseada na cota de gás da Petrobrás que é 30,8 milhões de m³/dia de gás natural, que são transportados por Corumbá (MS), e que deverá entregar 2,2 milhões de m³/dia para Cuiabá em San Matias para ser transportado pelo gasoduto. O governador explicou que o transporte apenas do gás para a MT-Gás, 1,5 m³/mês, inviabiliza economicamente o gasoduto, que tem uma capacidade de 7,3 milhões de m³/dia.

Conforme Silval, com a usina termoelétrica Mário Covas, que teria capacidade plena de de 480 MW, quase três vezes a Usina de Manso, o Estado iria garantir a estabilidade, o que poderá atrair as indústrias. ”Agora, vamos buscar a instalação de uma indústria de fertilizantes a partir do gás”, frisa.

Segundo Silval, a demora para fechar o acordo deve-se a burocracia boliviana. Ele cita que para cada um contrato, a Bolívia tem 11. As negociações para resolver o impasse já duram quase quatro anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet