Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Eleitor pode imprimir justificativa eleitoral diretamente do site do TRE

Os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no próximo domingo de eleições (31/10), deverão justificar a ausência apresentando em uma sessão eleitoral ou em um posto de justificativa o formulário de justificativa de voto. Para evitar as filas, o eleitor pode levar o documento já preenchido e apenas entregar em um posto de justificativa ou sessão eleitoral. O formulário pode ser impresso diretamente do site do Tribunal Regional Eleitoral, no endereço www.tre-mt.jus.br , ou retirado pessoalmente nos cartórios e postos eleitorais.


A justificativa do voto garante que o eleitor se mantenha em dia com a Justiça Eleitoral, já que o voto no Brasil é obrigatório, e a ausência às urnas impedirá a emissão da certidão de quitação eleitoral, exigida em diversas situações, como emissão de passaporte, posse em concurso público etc.

O eleitor que justificou no primeiro turno e continuará ausente no segundo turnos das eleições, deverá apresentar nova justificativa, pois cada turno das eleições é contabilizado individualmente pela Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral alerta ainda que, mesmo quem não compareceu às urnas, e tampouco justificou a ausência, poderá exercer o direito ao voto no dia 31 de outubro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet